após 5 anos

Lula participa da reabertura de emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ)

Novo setor é especializado no atendimento de casos graves e tem capacidade para atender 700 pessoas por mês

No audio source provided.
Reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, iniciativa do Ministério da Saúde | Crédito: Foto: Matheus Brasil/MS

Após cinco anos fechada, a emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro, foi reaberta nesta quinta-feira (6). A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; e do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.

O novo setor é especializado no atendimento de casos graves e tem capacidade para atender 700 pessoas por mês. A reabertura faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro. Além da emergência, houve também a retomada do Centro de Diagnóstico por Imagem com a disponibilização de exames de ultrassonografia e um novo equipamento de raio-X de alta precisão.

Em outubro de 2024, antes do início da administração do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), uma empresa pública, 218 leitos estavam fechados, hoje a capacidade total de assistência da unidade foi retomada, totalizando 423 leitos. São leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos e pediátricos – 373 hospitalares e 50 de emergência, que agora estão disponíveis à população para o cuidado integral da saúde.

O presidente da República lembrou que o Rio de Janeiro tem seis hospitais federais, em funcionamento desde o período em que a cidade foi capital do país. Em seu discurso, Lula enfatizou que a saúde pública não deve ser utilizada como comitê eleitoral e garantiu que novos serviços serão oferecidos pela unidade hospitalar.

“Esse hospital pegou fogo há cinco anos, aqui não tem tomografia, ressonância magnética. A partir de agora, vamos recuperar a parte que está queimada e vamos fazer um centro de imagem para que o povo pobre tenha direito de fazer uma tomografia, uma ressonância magnética. Eu quero que vocês saibam que transformaremos os seis hospitais federais em modelo para o Brasil”, disse Lula durante o discurso.

Por sua vez, Nísia Trindade ressaltou a história da unidade de saúde, que desde 1948 atende à população fluminense e destacou que, nos últimos cinco anos, o hospital estava abandonado.

“Esse hospital não só pegou fogo, mas estava nas piores páginas da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] da covid-19, porque no governo anterior, toda a situação que era precária, se agravou muito mais. Pegamos um hospital abandonado, deteriorado, com os servidores desmotivados. É uma alegria estar aqui e dizer que o setor de transplante renal já voltou a funcionar. Este hospital também será uma referência para o programa de mais acesso a especialistas. É um grande complexo, junto com o Hospital dos Servidores, são os maiores hospitais que temos no Rio de Janeiro e garantem a assistência de alta complexidade à população”, ressaltou a ministra.

A emergência referenciada do Hospital de Bonsucesso, ou seja, que segue a regulação do SUS, tem equipes trabalhando 24 horas por dia. São 48 enfermeiros, 130 técnicos de enfermagem, 20 cirurgiões e cinco pediatras, por turno. Também foram adquiridas novas camas para os leitos da emergência – 32 adultos e 18 pediátricos, poltronas para garantir conforto na hora do paciente receber medicação, aparelhos de ecocardiograma e eletrocardiograma, monitores multiparamétricos, insumos e medicamentos.

Ao todo, o Ministério da Saúde vai investir R$ 263,7 milhões no Hospital Federal de Bonsucesso, sendo R$ 45,5 milhões em 2024 e mais R$ 218,29 milhões em 2025. Além da unidade, as emergências dos hospitais federais do Andaraí, na zona norte, e do Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na zona oeste, também foram reabertas na última segunda-feira (3).

Editado por: Jaqueline Deister

|

Newsletter