Nesta edição do De Fato, especial do dia 8 de Março, Regina Goj Téj Emílio, integrante do GT Guarita Pela Vida, falou sobre os desdobramentos do júri popular do feminicídio da jovem kaingang Daiane Griá Sales. Ela ressaltou a importância de ter havido uma intérprete durante o julgamento e de ter sido a primeira decisão com condenação por preconceito contra indígenas acolhido no Brasil, etnofobia.
Regina destacou também o processo de surgimento do GT Guarita Pela Vida, hoje conhecido como Guardiãs da Terra. Espaço que nesses mais de três anos tem sido de conscientização, acolhida, desenvolvimento para as mulheres e crianças da comunidade.
Também contamos com a participação da jornalista e integrante do Levante Feminista contra o Feminicídio Telia Negrão, que ressaltou a importância da alternação na lei no que tange a violência de gênero, especialmente no feminicídio. Para as convidadas, Daiane se tornou um símbolo de luta e resistência.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Fabiana Reinholz
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Katia Marko, Saraí Brixner e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda