A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro, com programação cultural, shows e atividades gratuitas. O evento é organizado pelo Instituto Marielle Franco e marca sete anos do assassinato da vereadora e seu motorista Anderson Gomes.
Este ano, o festival acontece após o júri popular que condenou os assassinos confessos por duplo homicídio triplamente qualificado. Desde 2019, o mês de março é marcado por atividades que reafirmam a memória e a luta por justiça por Marielle e Anderson.
Nas redes sociais, Luyara Franco, filha e diretora de Legado do instituto, disse que, apesar dos avanços na investigação, o caso ainda não foi totalmente solucionado. “Quem e porque mandaram matar Marielle Franco e Anderson Gomes?”, ainda é uma pergunta em aberto. O festival, segundo ela, é o momento da família, junto com artistas, ativistas, e a sociedade como um todo, cobrarem respostas.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, divulgou um vídeo no qual afirma que o “compromisso com a memória da minha irmã e do Anderson são inegociáveis”. Após a condenação dos executores, as famílias têm cobrado a responsabilização dos mandantes.
“O festival é um dia de encontro da cultura, com mobilização coletiva para manter viva a memória da Mari e do Anderson e continuar cobrando respostas sobre esse crime. É um momento preparado com muito carinho pela minha família e pela equipe do Instituto Marielle Franco. Todos os dias a gente sente muita falta da Mari e do Anderson e a gente continua firme nessa luta”, disse Anielle.
Parte da programação em homenagem à vereadora ocorre no sábado (15), com o lançamento do livro infantil A História de Marielle Franco. Ao longo das páginas, é contada a história de Marielle, desde sua infância e juventude na Maré até se tornar referência na luta pelos direitos humanos.
A autora é a professora Pamella Passos, integrante do nosso conselho consultivo do Instituto e comadre de Marielle. O evento de lançamento acontece na Livraria Eduardo Da Vinci, na Avenida Rio Branco, número 185, no centro do Rio, às 10h.
Serviço
Festival Justiça por Marielle e Anderson
Local: Praça da Pira Olímpica (Rua Primeiro de Março, 76-86 – Centro, Rio de Janeiro).
Ao lado do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).
Horário: 17h
Entrada: Gratuita
Confira a programação completa nas redes sociais neste link.