Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Mobilizações

JORNADA DAS MULHERES

Mulheres sem terra marcham contra impacto das energias renováveis na Paraíba 

Manifestação aconteceu em frente à empresa de energia solar Atiaia, na divisa entre PB e PE

13.mar.2025 às 14h45
Atualizado em 14.mar.2025 às 19h10
João Pessoa (PB)
Redação
Mulheres sem terra marcham contra impacto das energias renováveis na Paraíba 

Mulheres Sem Terra marcham contra impacto das energias renováveis na Usina Maravilha, na Paraíba  - Lenilson Lima

Cerca de 300 mulheres integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram um protesto em frente à empresa de energia solar Atiaia Renováveis, na Usina Maravilha, localizada entre Paraíba e Pernambuco. A manifestação, que ocorreu nesta quinta-feira (13), denuncia os impactos negativos da expansão de parques eólicos e solares na região, que ameaçam a permanência de famílias camponesas e a produção de alimentos saudáveis.  

Mulheres Sem Terra marcham contra impacto das energias renováveis na Usina Maravilha, na Paraíba
Protesto em frente à empresa Atiaia Renováveis denuncia impactos da expansão das energias solar e eólica na região. Foto: Eva Vilma | MST-PB

As mulheres, oriundas de acampamentos do litoral paraibano, trouxeram como lema “Agronegócio é violência e crime ambiental, a luta das mulheres é contra o Capital!”. A marcha integra a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra de 2025, que acontece entre os dias 11 e 14 de março, em defesa da agroecologia e contra o avanço do capital energético.  

Ação na Paraíba Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra de 2025. Foto: Eva Vilma| MST-PB

Impactos negativos das energias renováveis 

Parque Solar da empresa Atiaia / Reprodução Instagram @atiaiarenovaveis

A instalação de parques eólicos e solares na região da Usina Maravilha tem gerado conflitos territoriais e ambientais. Segundo o MST, as empresas de energia, muitas delas controladas por capital estrangeiro, utilizam contratos de arrendamento ou cessão de terras, pagando valores irrisórios às famílias camponesas. Essa prática, além de expulsar agricultores de suas terras, coloca em risco a produção de alimentos e a segurança alimentar da região.  

Foto: Eva Vilma| MST-PB

Além disso, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) têm investigado denúncias de impactos socioambientais causados por esses empreendimentos. Entre os problemas relatados estão transtornos mentais, insônia, problemas de pele e surdez nas comunidades afetadas. O MPF também alerta para o desequilíbrio ambiental e a interrupção das dinâmicas de vida tradicionais, que ameaçam a permanência das juventudes no campo.  

Mulheres que participaram do ato em frente à empresa Atiaia Renováveis são oriundas de acampamentos do litoral paraibano. Foto: Eva Vilma| MST-PB

Marcha das mulheres pela agroecologia 

O MST da Paraíba também participou, nesta quinta-feira (13), da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, que chegou à sua 16ª edição, e reuniu agricultoras, quilombolas e povos originários no município de Esperança (PB). Além do protesto, a programação incluiu uma feira de produtos agroecológicos e apresentações culturais, como a da cantora Lia de Itamaracá.  

16ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia / Foto: Carla Batista
MST na 16ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia / Foto: Carla Batista

Resistência na Usina Maravilha 

Foto: Larissa Brito | MST-PB

A Usina Maravilha, falida há mais de 20 anos, foi ocupada por famílias do MST em 2013. Desde então, cerca de 600 famílias transformaram a área antes dominada pela monocultura da cana-de-açúcar em um espaço diversificado de produção de alimentos, como macaxeira, abacaxi, inhame e feijão. No entanto, a ameaça de despejo e a expansão dos parques eólicos colocam em risco a permanência dessas famílias na terra.  

Eva Vilma, dirigente estadual do MST, destacou que as mulheres não são contra as energias renováveis, mas rejeitam um modelo que prioriza o lucro de grandes corporações em detrimento dos direitos das comunidades. “Concordamos com as energias renováveis, desde que beneficiem os trabalhadores e não expulsem as famílias da terra, impedindo a produção de alimentos e agravando a fome no país”, afirmou.  

MST questiona expansão e impactos de parques eólicos e solares na Paraíba. Foto: Larissa Brito | MST-PB

Em dezembro de 2023, uma ação de despejo resultou na demolição de quatro casas no acampamento Nova Esperança. Agora, a instalação de parques eólicos na antiga fazenda da Usina Maravilha representa uma nova ameaça, intensificando a luta das famílias pela reforma agrária e pelo direito à terra.  

Energias renováveis e Reforma Agrária Popular 

Foto: Larissa Brito | MST-PB

O MST defende um modelo energético popular e descentralizado, que respeite a natureza e os direitos dos povos do campo. Para o movimento, a transição energética não pode ocorrer às custas da expropriação de terras e da destruição de modos de vida tradicionais. “Nossa luta é pela vida, pela dignidade e pelo direito de permanecer em nossas terras”, afirmou a assessoria de comunicação do MST na Paraíba.  

O Brasil de Fato PB entrou em contato com a Atiaia Renováveis pelos meios de contato disponíveis no site da empresa e aguarda posicionamento.

Editado por: Cida Alves
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

LAWFARE

Decisão que tira Cristina Kirchner da política é golpe para a democracia, dizem analistas argentinos

Injustiça

‘O povo sempre encontra seu caminho’, diz Cristina após confirmação de condenação

EM ISRAEL

Ativista brasileiro Thiago Ávila, da Flotilha da Liberdade, está em greve de fome desde domingo

TERRITÓRIOS

Encontro reúne mulheres kilombolas do Pampa para debater participação política e representatividade

TRAMA GOLPISTA

Bolsonaro usa interrogatório no STF para falar com eleitores, analisa advogado

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.