Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

EM VISITA AO RS

Padilha diz que só o diálogo resolverá os problemas da saúde em Porto Alegre

Sobre o caos do sistema apregoado pelo prefeito Melo, novo ministro afirmou que não ouviu nada e que só busca soluções

17.mar.2025 às 17h27
Porto Alegre (RS)
Eugênio Bortolon
Padilha diz que só o diálogo resolverá os problemas da saúde em Porto Alegre

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura do Serviço de Radioterapia do GHC - Foto: Igor Ibarra da Silva e Kátia Reichow/GHC

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, empossado na semana passada no lugar de Nísia Trindade, esteve no fim de semana em Porto Alegre para uma série de visitas a hospitais e para inaugurar novas salas cirúrgicas e entregar equipamentos de radioterapia em hospitais da cidade. Fez visita também ao Grupo Hospitalar Conceição, onde entregou o serviço de radioterapia no Centro de Oncologia. Ele veio conferir também se era verdade tudo que o prefeito Sebastião Melo (MDB) estava dizendo sobre a saúde.

Na sexta-feira (13), Melo fez uma série de ameaças aos usuários dos serviços públicos de saúde e anunciou corte de serviços, prejudicando seriamente a população que mais precisa. Disse que a situação era de “caos” na Capital e que seria preciso cortar alguns serviços. Nas últimas semanas, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município voltaram a ter superlotação nas emergências, além de vários hospitais.

O secretário de Saúde da Capital, Fernando Ritter, endossou o seu prefeito e reafirmou que Porto Alegre precisa de aumento de teto financeiro, habilitação de novos serviços e agilidade na liberação de processos que já estão tramitando no ministério. Um desses processos é um edital para a criação de cinco novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

“Isso vai ajudar e muito a distensionar as emergências. A saúde mental, por exemplo, chega a ser a terceira e, às vezes, a segunda causa de procura por uma emergência. Então, a gente largou esse edital para a contratação de cinco CAPs e precisamos da agilidade. Também para habilitar novos leitos de queimados no HPS (Hospital de Pronto-Socorro), de leitos clínicos. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre também tem uma área importante para poder ampliar, é um hospital resolutivo”, exemplificou o secretário ao site do jornal Correio do Povo.

O ministro, na sua visita, não tratou de minimizar a situação. Disse que é preciso diálogo constante e que a população não pode ser prejudicada. No comando do ministério da Saúde desde 10 de março, Padilha marcou uma reunião com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) para encaminhar soluções mais amplas e gerais.

Reclamações

No Grupo Conceição, Padilha disse que não ouviu críticas e nem reclamações contundentes. Disse que pode conversar com o prefeito a hora que for possível. Melo não apareceu na visita do ministro.

Além de estar disposto a prestar todo o tipo de ajuda, o ministro disse que Porto Alegre já começou a realizar mutirão de cirurgias eletivas, medida que, segundo ele, ajudará a reduzir a pressão sobre a rede hospitalar. Buscando reduzir as filas, os hospitais do Grupo Conceição farão cirurgias à noite e aos sábados nas quatro unidades da rede.

No primeiro dia de mutirão (15) para diminuir a fila foram feitos 339 atendimentos — 88 cirurgias gerais, pediátricas, ginecológicas, ortopédicas, entre outras especialidades, e 251 exames, que incluem mamografias, biopsias de mama e eletrocardiogramas. Conforme o Ministério da Saúde, existe um potencial no GHC para reduzir em 50 dias o tempo médio entre a suspeita e a confirmação de diagnóstico de câncer. A média hoje é de 71 dias, e a expectativa é reduzir para 17.

O ministro também pretende fazer um novo sistema de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta vez, afirmou ser necessário “enterrar de vez a tabela SUS”. Segundo ele “ela não faz nenhum sentido” mais para a organização de serviços. “Temos que criar um modelo do tipo poupa tempo”, uma política que “valoriza quem atende no tempo certo”.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Sem a dignidade dos trabalhadores, não há SUS do tamanho do povo brasileiro

Saúde

A Padilha, a tarefa de reforçar a atenção secundária

Veja mais

IMPOSTO

Revisão do IOF pode destravar combate a privilégios, mas levar a cortes sociais

MESADA

Bolsonaro diz que deu R$ 2 milhões para custear filho que está nos EUA

ARTIGO 19

Mendonça: redes não podem ser responsabilizadas por postagens ilegais

Protesto

MST realiza atos em Marabá (PA) contra instalação da hidrovia Araguaia-Tocantins

Bolsonarismo

Falta de unidade pode enfraquecer extrema direita nas eleições de 2026, avalia professor

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.