Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Agroecologia

EDUCAÇÃO

Curso de agroecologia para camponeses alia produção de alimentos e proteção da natureza

Capacitações abrangem todo o Paraná e integram o projeto Bem Viver, parceria entre o ICA e a Itaipu Binacional

26.mar.2025 às 18h50
Curitiba
Redação
Curso de agroecologia para camponeses alia produção de alimentos e proteção da natureza

- Registro da formatura da turma de Maringá. Foto: Equipe Bem Viver

Camponesas e camponeses de mais de 30 cidades do Paraná participam de Cursos Técnicos em Agroecologia, que tem como objetivo fortalecer as práticas agroecológicas nas comunidades rurais do estado. As formações são divididas em cinco fases de dois dias cada – no total, são 60 educandos.

Os cursos são organizados em três escolas de agroecologia do estado: a Escola Milton Santos (EMS), em Maringá, o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), em Rio Bonito do Iguaçu, e a Escola Latinoamericana de Agroecologia (ELAA), na Lapa. Em cada centro de formação, o curso contempla 20 estudantes. A capacitação é realizada por meio do Projeto Bem Viver, uma parceria entre o Instituto Latino-Americano de Agroecologia Contestado (ICA) e a Itaipu Binacional, por meio do Programa Mais que Energia, alinhado ao governo federal. 

Luciano José Carneiro, morador da comunidade Cacique Cretã, em Palmas, é camponês e participou do curso no Ceagro. Conta que, desde o começo, se apaixonou pela proposta: “É algo, assim, instigante, que faz você querer fazer as coisas cada vez mais, produzir com qualidade, com saúde e implantar o quanto antes, porque implantando o quanto antes você começa a já mostrar pra outros moradores da comunidade que isso é possível, é viável, também rentável, e vai contribuir não só para nós, de casa, a família, mas também para toda a natureza”.

Curso realizado em Rio Bonito do Iguaçu. Foto: Equipe Bem Viver

Durante os encontros, a formação abrangeu desde aulas práticas de conhecimentos aplicados, como o uso de alternativas para o controle de pragas, com misturas naturais ou com a biodiversidade da cultura, até discussões teóricas sobre a agroecologia como forma de resistência e luta pela reforma agrária popular e instrumento de transformação social. 

“Nós estamos presenciando muitos episódios relacionados ao caos climático, e parte desses desequilíbrios está relacionado a um tipo de agricultura que desmata, que usa muito veneno, que planta em monocultura. Ao contrário desse modelo, a agricultura camponesa tem respostas para esses dilemas, que é a produção de alimentos em quantidade e qualidade sem destruir os bens comuns”. Quem explica é Priscila Monnerat, engenheira florestal e coordenadora do projeto Bem Viver.

Para a educadora, os cursos ajudam a qualificar o trabalho que os camponeses já fazem, ou seja, amplia a produção de alimentos saudáveis e contribui no cuidado com a natureza. Há, na agroecologia, essa cosmologia – uma variedade de saberes de origens diferentes, sejam produções científicas, práticas camponesas ou indígenas.

Curso realizado em Rio Bonito do Iguaçu. Foto: Equipe Bem Viver 

Temas como a história da agroecologia, as políticas públicas para a agricultura familiar e assentados da reforma agrária, a relação entre agroecologia e gênero, a importância da proteção da biodiversidade, também fizeram parte dos cursos. 

Os estudantes também aprenderam na prática técnicas de saúde popular, funcionamento de cooperativas – no manejo dos produtos, na pós-colheita, e na estratégia de articulação entre cooperativas – preparo de fertilizantes naturais como biofertilizantes e caldas feitas com ingredientes simples, para fortalecer as plantas e melhorar a qualidade do solo, meliponicultura (criação de abelhas-sem-ferrão), a criação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), como forma de produzir alimentos e, ao mesmo tempo, proteger a natureza, entre outras atividades.

Gisele Fernanda Mouro, zootecnista e professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Ivaiporã, trabalhou, durante a formação, a meliponicultura – com o enfoque nos benefícios da polinização no cultivo e na preservação de espécies – e a homeopatia que, segundo a pesquisadora, se constitui como ferramenta imprescindível para a criação de animais a partir de princípios agroecológicos.

Curso realizado em Rio Bonito do Iguaçu. Foto: Equipe Bem Viver 
Registros do curso realizado em Maringá. Foto: Equipe Bem Viver

O objetivo do curso é transformar as comunidades de onde vem as camponesas e os camponeses: “A ideia é que ele voltasse para o seu local de origem e pudesse causar algum tipo de transformação. Por isso existe o tempo-comunidade e o tempo-escola, dentro do currículo”, conta. O IFPR é parceiro na realização do curso na Escola Milton Santos, onde também está sendo gestado uma nova formação aprofundando os estudos em bioinsumos e homeopatia. 

Fortalecimento da agroecologia

O curso de capacitação faz parte de um conjunto de ações de fomento à agroecologia no Paraná realizadas pelo projeto Bem Viver. Além do curso de Auxiliar Técnico em Agroecologia, há ações específicas em torno da saúde popular, das linguagens artísticas e da comunicação.

O reflorestamento de áreas degradadas e a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) também fazem parte do projeto. Em oficinas com famílias camponesas, mais de 26 mil mudas foram plantadas em cerca de 30 mil metros quadrados – o equivalente a 40 campos de futebol. A ação chega a comunidades da reforma agrária e povos indígenas. Para a continuidade da multiplicação da agroecologia, estão sendo construídos três viveiros de mudas nativas e dois hortos medicinais, previstos para serem inaugurados este ano.

Registro da formatura da turma realizada em Maringá. Foto: Equipe Bem Viver
Editado por: Ana Carolina Caldas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ESCÂNDALO

Alcolumbre lê requerimento que cria CPMI sobre fraudes no INSS

MISSÃO EM ISRAEL

Secretário de Segurança de Porto Alegre decidiu permanecer em Israel apesar de risco

Análise

Bolsonarismo usou Abin como ‘gestapo’ contra opositores e teme delação de ex-presidente, diz cientista político

Violência de Gênero

Única vereadora de Formigueiro (RS) é encontrada morta com pelo menos 10 facadas

Mudança Climática

Chuvas fortes provocam danos em 23 municípios gaúchos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.