FESTIVAL

Encontro de Cultura Popular e Teatro Popular movimenta Guaíba (RS) até domingo (30)

Programação gratuita terá apresentações artísticas, rodas de conversa, vivências e oficina de Candombe

No audio source provided.
Candombe – arquivo pessoal Pampa Sem Fronteiras

A partir desta quinta-feira (27), o Espaço Livre Biguá (Padre Cacique, 116 – Guaíba, RS) recebe a quarta edição do Encontro de Cultura Popular e Teatro Popular de Guaíba (Enculpote). A programação é gratuita e segue até domingo (30), com apresentações artísticas, rodas de conversa, vivências de manifestações populares e atividades culturais descentralizadas.

Além da abertura marcar o Dia Internacional do Teatro, o evento celebra uma década de atividades voltadas ao fomento da formação artística, intercâmbio, difusão e democratização dos saberes ancestrais e bens culturais. O espaço é gerenciado pelo Ponto de Cultura e Grupo de Teatro Popular Comparsaria das Façanhas.

A edição de 2025 do Enculpote é voltada à promoção do intercâmbio cultural entre Brasil e Uruguai, por meio do Candombe e Instituto Kaingang, da terra indígena Serrinha, de Ronda Alta (RS). O encontro busca oferecer o encontro com mestres e pontos de cultura, como o Pampa Sem Fronteiras.

Durante as celebrações, duas personalidades emblemáticas de Guaíba receberão homenagem: Mãe Carmem de Oxalá, do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty e o professor, maestro e trombonista Roberto Rocha da Rosa.

Feito em parceria com a Associação Semente Solidária e o Grupo de Pesquisa Teatral Realejo EnCena, com recursos do edital Sedac\LPG nº 8\2023, o evento conta com uma programação que se estende de março a junho de 2025 e passa por diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Programação de março

Quinta-feira (27), às 20h – Live da abertura e apresentação das atrações, com os coletivos Comparsaria das Façanhas, Grupo Realejo EnCena e ONG Semente Solidária.

Sábado (29), às 15h – Oficina de apresentação do Candombe, com mestres do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras de Bagé (RS)

Domingo (30), às 16h – Cortejo de Abertura com artistas e público em geral. Participações confirmadas: Grupo Piá, Bonequeira Elaine Regina, Ponto de Cultura Cabobu, Grupo Realejo EnCena, Comparsaria das Façanhas, P.C Pampa Sem Fronteiras.

Oficina de Candombe

Oficina de Candombe é gratuita e será no sábado (29), às 15h – Foto: Arquivo Pampa Sem Fronteiras

Além de ser entendido como uma expressão musical e de dança, o Candombe é reconhecido como uma expressão viva de uma cosmovisão afro-uruguaya. Essa cosmovisão envolve uma maneira particular de entender o mundo, na qual a ancestralidade, a espiritualidade, a resistência e a coletividade se entrelaçam.

A oficina vai abordar a historicidade e fará uma introdução aos toques do Candombe, com Mestre Carlos Dutra, Adriana Ferreira e Márcio dos Santos. As inscrições podem ser feitas de forma remota pelo número: (51) 9 8196 2869.

Enculpote

O Encontro de Cultura Popular e Teatro foi criado em 2006 pelo Grupo Comparsaria das Façanhas, visando promover o acesso a diferentes manifestações culturais e a interação entre a comunidade, artistas locais e profissionais de outras regiões. O objetivo é suprir a necessidade do município em termos de fruição e experimentação artística.

A primeira edição foi feita em parceria com o Grupo Revolução Teatral Os Bobos da Corte. O segundo encontro ocorreu em 2011, em parceria com a ONG Semente Solidária e com patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura, da Prefeitura Municipal de Guaíba. Na terceira edição, em 2012, foi indicado na categoria Teatro e Circo, no Prêmio Cultura Famurs/Codic.

Serviço

4º Encontro de Cultura Popular e Teatro de Guaíba – Enculpote

Abertura: quinta-feira (27), às 20h, com live de apresentação de artistas e das atrações

Local: Espaço Livre Biguá – Padre Cacique, 116 – Guaíba (RS)

Transmissão: Canal do YouTube do Espaço Livre Biguá – Ponto de Cultura

Oficina de Candombe – Inscrições pelo whatsapp: (51) 98196-2869

Data: Sábado (29), às 15h

Local: Espaço Livre Biguá – Rua Padre Cacique, 116 – Guaíba (RS)

Cortejo de abertura – domingo (30), às 16h

Local: Concentração na Praça Gastão Leão (Centro), com trajeto pela Orla até o Parque da Juventude

Atividades Gratuitas

Editado por: Vivian Virissimo

|

Newsletter