Com 571 votos do eleitorado, a “Chapa 1 – Autonomia e Luta”, de oposição, presidida pela professora do curso de Letras Claudia Mendes Campos foi eleita, nessa quinta-feira (3), para a diretoria da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) no biênio 2025-2027. A “Chapa 2 – De Docente para Docente” encerrou com 497 votos. Os brancos e nulos somaram 11 votos.
“Vamos construir um sindicato que defenda não só os interesses da categoria e da universidade, como também lute por uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse a presidente eleita da APUFPR. A votação ocorreu das 8h às 20h de modo presencial, com voto em urna, em 22 seções eleitorais instaladas nos campi de Curitiba, Matinhos/Pontal do Paraná, Jandaia do Sul, Palotina e Toledo. Os aposentados de Curitiba e região votaram em urna localizada na sede da APUFPR.
A votação transcorreu dentro da normalidade, sem intercorrências ou maiores imprevistos. Cerca de 100 estudantes colaboraram durante o pleito atuando como mesários. Exatamente às 20h, as urnas foram lacradas e transportadas para a sede da APUFPR. Alguns locais de votação anteciparam o encerramento fechando as urnas ao meio-dia e às 16h.
A apuração foi organizada pela Comissão Eleitoral (COE) e equipe técnica da APUFPR e aconteceu no auditório do sindicato das 21h até 1h30 da madrugada desta sexta-feira (4), tendo sido transmitida on-line pelo Canal da APUFPR no YouTube. O processo eleitoral conduzido pela COE concluiu as devidas apurações, dentro das regras atribuídas e conformadas no período de sua composição, eleita em dezembro, em assembleia do Conselho de Representantes da APUFPR (Crapuf).
Composta pelos professores Herrmann Muller (presidente), Marco Aurélio de Mello (secretário-geral) e Andrea Fedeger (membro), tendo como suplente a professora Martha Hameister, a COE começou a organização da eleição da APUFPR no início de fevereiro. Realizou várias reuniões junto com representantes das duas chapas definindo as regras e os procedimentos de todo o processo eleitoral encerrado nesta madrugada.
A chapa vencedora é composta pelos seguintes membros:
Presidente: Claudia Mendes Campos
Vice-Presidente: Vitor Marcel Schühli
Secretária Geral: Sandra Mara Alessi
Primeira Secretária: Marise Fonseca Dos Santos
Tesoureiro Geral: Francisco de Assis Marques
Primeiro Tesoureiro: Afonso Takao Murata
Diretor Administrativo: Luiz Allan Kunzle
Diretora Cultural: Lennita Oliveira Ruggi
Diretora de Esportes: Renata Ballenzani
Diretora de Imprensa: Gabriela Caramuru Teles
Diretor Jurídico: Roberto Gonçalves Barbosa
Diretora Social: Aline Mendonça Fraga