A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa estatal que opera as linhas ferroviárias da Região Metropolitana do Recife (RMR), mudou o seu sistema de pagamentos de tarifas. O cartão de uso unitário será aposentado no dia 31 de maio, data limite para os passageiros emitirem de forma gratuita o novo cartão de uso múltiplo, similar àquele já utilizado nos ônibus da RMR.
A partir do dia 1º de junho, só serão aceitos na rede MetroRec os cartões VEM e o novo Cartão Múltiplo. Neste cartão, os créditos não terão prazo de validade. Segundo a CBTU, o passageiro pode realizar recargas de quaisquer valores, com limite de até R$ 600. Em caso de perda do objeto, a segunda via pode ser adquirida por R$ 2.
Para a emissão do novo cartão, é preciso apresentar o CPF e um documento oficial com foto (RG, carteira de habilitação ou passaporte). Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira (das 6 horas às 20 horas); e aos sábados (das 6h às 12h).
Os pontos de cadastramento para obter os cartões múltiplos estão na Estação Recife, ponto de encontro das três linhas do sistema MetroRec, no bairro de Santo Antônio; e na Estação Cajueiro Seco, bairro de mesmo nome, última estação da linha Sul (azul), em Jaboatão. Mais informações nos telefones: (81) 2102-8755 ou (81) 2102-8508.
Leia também: Repensando o financiamento do transporte público coletivo
Mobilidade sob encomenda: quem realmente se beneficia com os novos estudos do BNDES?