Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

FREIO

Suprema Corte dos Estados Unidos suspende deportação de venezuelanos do Texas

Decisão visa garantir direito de defesa; migrantes foram deportados com base em lei de 1798

19.abr.2025 às 13h12
Washington (EUA)
AFP
Edifício da Suprema Corte dos Estados Unidos, em Washington

- Tierney L. Cross/AFPUS President Donald Trump invoked the 1798 Alien Enemies Act (AEA) last month to begin rounding up Venezuelan migrants accused of belonging to the Tren de Aragua gang before expelling them to a maximum security prison in El Salvador. (Photo by Tierney L CROSS / AFP)

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu neste sábado (19) a deportação de vários supostos membros de gangues venezuelanas do Texas para uma prisão salvadorenha, medida decretada com base em uma lei do século 18.

O presidente americano, Donald Trump, invocou no mês passado a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para prender supostos membros do grupo criminoso “Tren de Aragua” e deportá-los para uma prisão de segurança máxima em El Salvador.

Até então, a lei só havia sido utilizada durante a guerra de 1812 contra o Império Britânico e suas colônias canadenses e nas duas guerras mundiais.

“O governo é instruído a não remover nenhum membro da suposta classe de detidos dos Estados Unidos até nova ordem deste tribunal”, afirma a breve ordem da Suprema Corte emitida na madrugada de sábado.

A decisão responde ao recurso de emergência apresentado por advogados de direitos humanos para frear a deportação de migrantes atualmente retidos em um centro do estado do Texas (sul dos Estados Unidos).

No recurso apresentado na sexta-feira (18) à noite, a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) argumentou que foi comunicado ao grupo de venezuelanos retidos no Texas que eles “seriam expulsos de maneira iminente” com base na lei de 1798.

Os advogados de vários venezuelanos deportados previamente insistem que seus clientes não eram membros do “Tren de Aragua” e afirmam que não haviam cometido crimes e que, em grande medida, foram alvos da campanha pelas tatuagens em seus corpos.

Trump, que durante a campanha eleitoral prometeu expulsar milhões de migrantes sem documentos, acusou a Venezuela de “perpetrar uma invasão” dos Estados Unidos com a entrada no território americano de supostos membros do ‘Tren de Aragua’.

Oportunidade de defesa

A Suprema Corte já havia afirmado no início do mês que qualquer pessoa em um processo de deportação no âmbito da lei do século 18 deveria ter a oportunidade de contestar judicialmente a expulsão.

A ACLU afirmou em seu recurso de sexta-feira que os migrantes detidos no Texas corriam o risco de “ser expulsos dos Estados Unidos sem aviso prévio, nem a oportunidade de serem ouvidos”.

“Muitos indivíduos já foram colocados em ônibus, presumivelmente direcionados para o aeroporto”, destacou o grupo.

Na semana passada, a Suprema Corte ordenou que o governo Trump deve “facilitar” o retorno de um migrante salvadorenho expulso por engano em março e detido em uma prisão de seu país, também com base na mesma lei.

Kilmar Ábrego García tinha status legal de proteção desde 2019, quando um juiz determinou que ele não deveria ser deportado para seu país porque poderia estar em perigo.

Mesmo assim, em 12 de março ele foi detido e expulso três dias depois. Embora tenha reconhecido um “erro administrativo”, o governo federal argumenta que não pode corrigir o equívoco porque Ábrego García já está detido em El Salvador.

Os migrantes deportados para El Salvador estão encarcerados no Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), ao sudeste da capital, San Salvador. Esta prisão é considerada a maior penitenciária da América Latina, com capacidade para 40 mil pessoas.

Os detentos vivem amontoados em celas sem janelas, dormem em camas de metal sem colchão e não podem receber visitas.

Editado por: Nicolau Soares
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Mais deportações

Trump usa lei do século 18 para deportar venezuelanos e Caracas pede ‘respeito aos migrantes’

Reações

Como Brasil e vizinhos progressistas da América Latina têm respondido a deportações e política migratória de Trump

Extrema direita

Brasil pedirá explicações a Trump por ‘desrespeito aos direitos fundamentais’ de 88 brasileiros deportados dos EUA

'Maior da história'

Trump inicia ‘operação de deportação em massa’ com prisão de mais de 500 imigrantes nos EUA

Veja mais

Justiça

Terra indígena Kayapó está invadida por facções criminosas, diz liderança

PAC Seleções

Lula anuncia crédito para reformas e acesso a médicos especialistas

POESIA

Prêmio Lila Ripoll de poesia continua com inscrições abertas até 2 de junho

EDUCAÇÃO

Professores do Recife (PE) suspendem greve, mas mantêm escolas sem aula; prefeitura retoma diálogo

Artigo

Garimpo na Amazônia: quando a sobrevivência é confundida com escolha

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.