Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

22 de abril

Com papa Francisco, Vaticano rejeitou doutrina da Igreja que baseou ‘descobrimento’ do Brasil

Teoria serviu para justificar expropriação dos indígenas pelos colonizadores portugueses há 525 anos

22.abr.2025 às 10h08
São Paulo (SP)
Redação
Com papa Francisco, Vaticano rejeitou doutrina da Igreja que baseou ‘descobrimento’ do Brasil

No século 15, os papas Nicolau V e Alexandre VI autorizaram colonizadores portugueses e espanhóis a invadir terras da América - VATICAN MEDIA/AFP

Sob o comando do papa Francisco, o Vaticano se posicionou contra a doutrina da Igreja Católica utilizada para justificar a expropriação de indígenas por colonizadores portugueses e espanhóis. A nota com o posicionamento foi publicada em março de 2023 pelos Dicastérios para a Cultura e para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano.

No documento, o Vaticano afirmou que a chamada Doutrina da Descoberta “não faz parte do ensinamento da Igreja Católica” e reconheceu “as falhas dos discípulos de Cristo em cada geração”. “Muitos cristãos cometeram atos iníquos contra as populações indígenas, pelos quais os últimos Papas pediram perdão em várias ocasiões”, escreveu a Igreja Católica. 

“A investigação histórica demonstra claramente que os documentos papais em questão, escritos num período histórico específico e ligados a questões políticas, nunca foram considerados expressões da fé católica. Ao mesmo tempo, a Igreja reconhece que estas Bulas papais não refletiam adequadamente a igual dignidade e os direitos dos povos indígenas”, informou o Vaticano à época. 

No século XV, os papas Nicolau V e Alexandre VI, por meio de bulas papais, autorizaram colonizadores portugueses e espanhóis a invadir terras da América, subjugando as populações originárias. O objetivo era a expansão do cristianismo no mundo ocidental. 

No Brasil, o papa Alexandre VI doou à Coroa Portuguesa parte do território da América Latina que seria “descoberto” por Pedro Álvares Cabral em 1500. “Esta bula origina-se de termos feito doação, concessão e dotação perpétua, tanto a vós, como a vossos herdeiros e sucessores, de todas e cada uma das terras firmes e ilhas afastadas e desconhecidas, situadas em direção do ocidente, descobertas hoje ou por descobrir no futuro, seja descoberto por vós, seja por vossos emissários para este fim destinados”, dizia a bula papal de Alexandre VI.

Inicialmente, a área concedida a Portugal ia de um ponto próximo ao atual estado do Ceará até as proximidades de onde hoje está a cidade de Salvador, no estado da Bahia. Posteriormente, esses limites foram modificados. 

Pouco mais de 500 anos depois, a Igreja Católica afirmou, no documento, que “o conteúdo destes documentos foi manipulado com fins políticos pelas potências coloniais em competição entre si para justificar atos imorais contra as populações indígenas, por vezes realizados sem oposição das autoridades eclesiásticas. É justo reconhecer estes erros, consciencializar-se dos efeitos terríveis das políticas de assimilação e do sofrimento vivido pelas populações indígenas e pedir perdão”.

O documento também cita uma declaração do papa Francisco, em que o pontífice afirma que a comunidade cristã “nunca mais poderá deixar-se contagiar pela ideia de que uma cultura seja superior às outras, ou que seja legítimo recorrer a meios de coação dos outros”. 

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21) por insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a certidão de óbito, o pontífice teve um AVC, entrou em coma e sofreu um colapso cardíaco irreversível às 7h35, no horário de Roma, e às 2h35, no horário de Brasília.

O papa faleceu no apartamento onde viveu desde sua eleição, em 2013, na Casa de Santa Marta, no Vaticano. O quadro de saúde do pontífice foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2, e a morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma, segundo o atestado assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli.

Clique aqui para ler a nota na íntegra.

Editado por: Nathallia Fonseca
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTIGO

Osias Gomes: o homem que transformaram em louco

ARTIGO

No meio do caminho tinha uma COP…

CABE RECURSO

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

RESSARCIMENTO

Mais de 473 mil segurados do INSS já contestaram vínculo com associações

barrado

Ex-ministro Nelson Jobim tem título de Doutor Honoris Causa negado por Conselho Universitário da UFF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.