Nesta quinta-feira (1º) é celebrado o feriado do dia dos trabalhadores e trabalhadoras e o governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo na sexta-feira (2), alterando o funcionamento de alguns serviços públicos no DF. Por se tratar de um feriado nacional, alguns órgãos públicos federais e estaduais suspendem suas atividades e há mudanças no funcionamento de serviços públicos.
Transporte público
Durante o feriado, o funcionamento dos ônibus e do metrô terão o funcionamento alterado no Distrito Federal. Os ônibus circularão com tabela reduzida, correspondente a de domingo, com 40% da frota disponível. Já o metrô estará aberto das 7h às 19h.
Serviços de saúde
No feriado, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal estarão fechadas. O atendimento será retomado na sexta-feira, 2 de maio, a partir das 7h. Centros de saúde e ambulatórios também não estarão abertos nesta quinta-feira.
Os serviços de emergência como o Samu, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais funcionarão normalmente, em plantão de 24h.
Durante o feriado, os Centros de Atenção Psicossocial I e II, assim como o Caps Infantojuvenil (Capsi), permanecem fechados. Já os Caps do tipo III e os Caps Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) mantêm o funcionamento normal, com acolhimento 24 horas por dia.
Serviço Social
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os Centros de Convivência (Cecons) não estarão em funcionamento devido ao feriado.
Já os Centros Pop, as unidades de acolhimento, as Unidades de Proteção Social (UPS) 24 horas e a Central de Vagas manterão o funcionamento durante o feriado, com atendimento ininterrupto.
Cultura e lazer
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) comunicou que, devido ao feriado, diversos espaços culturais sob sua gestão não abrirão nesta quinta-feira (1º). Entre eles estão: a Biblioteca Nacional de Brasília, o Espaço Cultural Renato Russo, o Eixo Cultural Ibero-americano, o Museu Vivo da Memória Candanga, o Centro de Dança, o Museu do Catetinho, o Complexo Cultural de Samambaia, o Complexo Cultural de Planaltina e o Memorial dos Povos Indígenas.
Já o Eixão do Lazer, localizado no Eixo Rodoviário (DF-002), estará aberto ao público no feriado de 1º de maio, das 6h às 18h, com o trânsito de veículos interditado durante esse período para garantir a circulação segura de pedestres, ciclistas e praticantes de atividades físicas. O Jardim Zoológico de Brasília também funcionará normalmente na data, com visitação liberada das 8h30 às 17h. A bilheteria encerrará as atividades às 16h.
O Instituto Brasília Ambiental comunica que, neste feriado, os parques ecológicos e as unidades de conservação sob sua gestão estarão abertos ao público com funcionamento regular. Veja a seguir os horários de abertura:
• Parque Recreativo do Gama – Aberto todos os dias, das 6h às 18h
• Parque Distrital das Copaíbas – Aberto todos os dias, das 8h às 18h
• Monumento Natural Dom Bosco – Aberto todos os dias, das 6h às 20h
• Parque Ecológico do Paranoá – Aberto todos os dias, das 6h às 18h
• Parque Ecológico Sucupira – Aberto todos os dias, das 6h às 20h
• Parque Ecológico do Lago Norte – Aberto todos os dias, das 6h às 18h
• Parque Ecológico da Asa Sul – Aberto todos os dias, das 6h às 20h
• Parque Ecológico Olhos d’água – Aberto todos os dias, das 5h30 às 20h (portão principal) e das 6h às 18h (portões laterais)
• Parque Ecológico Ezechias Heringer – Aberto todos os dias, das 6h às 22h
• Parque Ecológico de Águas Claras – Aberto todos os dias, das 5h às 22h
• Parque Ecológico do Riacho Fundo – Aberto todos os dias, das 6h às 18h
• Parque Ecológico Areal – Aberto todos os dias, das 6h às 18h
• Parque Ecológico Veredinha – Aberto todos os dias, das 6h às 22h
• Parque Ecológico Cortado – Aberto todos os dias, das 6h às 20h
• Parque Ecológico Três Meninas – Aberto todos os dias, das 7h às 18h
• Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul – Aberto todos os dias, das 6h às 18h
• Parque Ecológico Península Sul – Aberto todos os dias, das 6h às 22h
Ponto facultativo
Na sexta-feira (2), será ponto facultativo no Distrito Federal, conforme estabelecido pelo Decreto nº 46.716, de 2 de janeiro de 2025 . Nesse dia, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional poderão suspender suas atividades, exceto os serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza urbana, que devem manter o funcionamento normal. Unidades escolares da rede pública seguirão o calendário escolar aprovado para o ano. O funcionamento de serviços e estabelecimentos privados, podem variar conforme a política interna de cada um.