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Início Bem viver

POVOS INDÍGENAS

Energia solar fortalece sustentabilidade em aldeias Guarani no Rio Grande do Sul

Projeto Ar, Água e Terra leva energia solar a aldeias Guarani, promovendo autonomia e inclusão digital

30.abr.2025 às 17h29
Porto Alegre (RS)
Marcela Brandes
Energia solar fortalece sustentabilidade em aldeias Guarani no Rio Grande do Sul

Os sistemas fotovoltaicos foram instalados nas Teko’a Anhetenguá, em Porto Alegre (RS), e Teko’a Yvyty Porã, em Maquiné (RS) - Foto: Divulgação

Duas comunidades Guarani no Rio Grande do Sul passaram a contar com sistemas próprios de geração de energia solar a partir de uma iniciativa inédita no estado. O Projeto Ar, Água e Terra, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (Iecam), com apoio do Programa Petrobras Socioambiental, instalou sistemas fotovoltaicos nas Teko’a Anhetenguá, em Porto Alegre (RS), e Teko’a Yvyty Porã, em Maquiné (RS).

As tecnologias utilizadas foram escolhidas conforme as necessidades e condições de cada local. Na Aldeia da Verdade, em Porto Alegre, o sistema instalado conta com painel solar, bateria e conversor, solução que exige maior manutenção, mas foi considerada viável devido à proximidade com a equipe técnica do Iecam.

Já em Maquiné, na Aldeia Serra Bonita, foi implantada uma estação de energia solar portátil, que permite a conexão direta de aparelhos como celulares, notebooks e refrigeradores pelos próprios moradores. A escolha dessa alternativa considerou o difícil acesso à aldeia e as frequentes quedas de energia na região.

“A escolha desta aldeia se deu pela sua localização extremamente isolada, onde o acesso é difícil e as quedas de energia costumam durar dias, comprometendo inclusive a comunicação em casos de emergência”, explicou Denise Wolf, coordenadora do projeto e presidente do Iecam.

Na avaliação do cacique José Verá, da Teko’a Yvyty Porã, a nova estrutura representa uma importante conquista. “É muito importante termos uma forma de energia que não nos deixe isolados e nos ajude com os custos de consumo”, afirmou durante a entrega do sistema.

Na Teko’a Anhetenguá, o viveiro comunitário já em funcionamento há um ano também recebeu melhorias dentro da atual fase do projeto. Para o cacique José Cirilo, coordenador indígena do projeto, o espaço cumpre papel fundamental no cotidiano da aldeia. “A questão dos papéis do viveiro é muito importante para nós, trazendo saúde para nós e para o ambiente em que estamos vivendo. A situação é muito difícil no planeta, mas a gente está trazendo uma boa qualidade de vida para o ambiente da aldeia Guarani”, destacou.

Cirilo também celebrou a chegada do novo sistema de energia solar: “Traz uma energia que não estraga o ambiente natural. É a primeira vez que recebemos esse tipo de energia aqui na Nhé Tenguá. Estamos muito felizes”.

Em um ano de funcionamento, o viveiro produziu diversas espécies nativas e frutíferas que vêm sendo plantadas na própria comunidade e distribuídas para outras aldeias. “Algumas já foram plantadas dentro da aldeia, bastante plantas nativas, frutíferas. Cada vez estamos produzindo mais. Estamos renovando as plantas que perdemos e trazendo de volta”, explicou Cirilo. O viveiro também colabora com o desenvolvimento de agroflorestas em diferentes territórios indígenas.

O Projeto Ar, Água e Terra está em sua quarta fase. Desde 2012, desenvolve ações de recuperação ambiental e fortalecimento da segurança alimentar junto às comunidades indígenas, por meio do resgate de práticas tradicionais, produção agroecológica e intercâmbio de sementes. Ao todo, mais de 30 mil mudas já foram plantadas, dez hectares de áreas degradadas restauradas, e mais de 3 mil hectares estão em processo de conservação. A iniciativa também promoveu cerca de 150 ações de educação ambiental e evitou a emissão de mais de 7 mil toneladas de CO₂.

“Tudo tem significado: árvores, vento, chuva, trovão. A mata tem sua organização, parece um ser humano. Precisa de parceria com o humano. Quando tem várias pessoas, cresce a vontade de pensar junto”, concluiu o cacique Cirilo.

Editado por: Katia Marko
Tags: agroecologiamudanças climáticaspovos indígenas
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