Na noite desta quinta-feira (8), o Bar Super 8 sedia a 150ª edição do projeto dos Encontros do Cinema Pernambucano, projeto independente com programação dedicada à produção audiovisual realizada na Terra dos Altos Coqueiros. E nesta edição, a partir das 20 horas, será exibido A Pisada é Delas, da diretora Patrícia Yara, apresentando o Coração Nazareno, de Nazaré da Mata, primeiro maracatu feito exclusivamente por mulheres. Em seguida, o clipe musical Cana queimada de desejos, de Sávio Sabiá, artista de Carpina.
Estarão presentes na sessão para debater a produção dos filmes e sua arte o próprio Sávio Sabiá, a diretora d’A Pisada é Delas, Patrícia Yara, além de Maria Clara Ferreira e Tina Batista, integrantes do maracatu Coração Nazareno. O debate terá moderação do curador Thor Neukranz. O Bar Super 8 fica na rua Mamede Simões, nº 144, bairro de Santo Amaro, centro do Recife.
Conexão Pernambuco – Europa
Com o compromisso de disseminar a produção cinematográfica do estado no mundo, uma nova edição dos Encontros do Cinema Pernambucano acontece neste sábado (10), em Bruxelas, Bélgica. O evento, realizado em parceria com o cineclube Panorama Brasilis, tem início às 20 horas, no centro cultural Pianofabriek, no bairro de Saint-Gilles. A programação tem o curta Film Locations Pernambuco (2025), de Malu Sá, e quatro videoclipes do cantor e compositor recifense Barro, que participará de um bate-papo e fará uma apresentação ao vivo no local.
Os Encontros do Cinema Pernambucano surgiram em janeiro de 2024, no Bar Super 8, e se consolidou como espaço de divulgação do cinema pernambucano. Já são 16 encontros realizados no exterior. Passaram pelos encontros grandes diretores do estado, como Kátia Mesel, Gabriel Mascaro, Marcelo Gomes e Cláudio Assis, mas realizadores jovens também têm espaço nas atividades. O projeto visa descentralizar a produção audiovisual e fortalecer a cultura pernambucana no Brasil e no exterior.