O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou em Salvador (BA), entre os dias 12 e 14 de junho, a 8ª edição da Feira Estadual da Reforma Agrária. O evento, que aconteceu na Praça da Piedade, no centro da capital, reuniu a diversidade da produção camponesa de acampamentos e assentamentos de todas as regiões do estado.
Foram cerca de 300 trabalhadores sem terra, entre feirantes e equipes de apoio, responsáveis por movimentar a feira e apresentar à sociedade o resultado concreto da luta pela terra: alimentos saudáveis, livres de veneno e cultivados com trabalho coletivo. Nesta edição, foram comercializadas mais de 60 toneladas de alimentos, entre frutas, hortaliças, grãos, derivados e produtos beneficiados das áreas de reforma agrária.
“A 8ª Feira Estadual da Reforma Agrária é mais do que um espaço de vendas. É um encontro com a terra, com a cultura popular e com o projeto da Reforma Agrária Popular, que une produção, território, agroecologia e justiça social”, destacou o MST.
Programação político-cultural
Além da comercialização de alimentos, a feira contou com uma programação cultural e política, com destaque para o lançamento do livro “Versos em Resistência”, da militante, historiadora e poeta Rosa Negra. Já à noite, a feira contou com shows da banda Bambeia e da cantora Márcia Short. Ao longo dos três dias, o público também pode conferir a Culinária da Terra, com pratos típicos da cozinha camponesa e nordestina.
Também foram realizados debates envolvendo temas como Cooperativismo e desenvolvimento social, agroecologia, questão étnico-racial, Plebiscito Popular e educação. Para contribuir nas discussões, foram convidados nomes como Rowenna Brito, Secretária de Educação da Bahia (SEC); Poliana Reis, diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC; Adriana Marmori, reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Mírian Reis, diretora do Campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e a vereadora de Salvador Marta Rodrigues (PT).