Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Guerra

Israel destaca apoio de Trump e Irã promete resposta ‘ainda mais forte’ em 2º dia de bombardeio

Nova rodada de reuniões entre EUA e Irã, planejada para domingo (15), não ocorrerá, disse o mediador Omã

14.jun.2025 às 17h26
São Paulo (SP)
Redação
Protesto contra a onda de ataques israelenses contra o Irã no centro de Teerã, em 13 de junho de 2025

Protesto contra a onda de ataques israelenses contra o Irã no centro de Teerã, em 13 de junho de 2025 - Atta Kenare/AFP

O presidente iraniano, Masud Pezeshkian, prometeu neste sábado (14) uma resposta “ainda mais forte” caso Israel continue atacando seu país. A declaração foi feita após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, dizer que deseja bombardear “todos os locais do regime” iraniano e alegar ter o “apoio manifesto” do presidente americano, Donald Trump, no segundo dia de bombardeios. “Desferimos um golpe real no programa nuclear do Irã”, acrescentou.

O Irã acusou Israel de empurrar o Oriente Médio para um “ciclo perigoso de violência” e minar as negociações entre Teerã e Washington sobre o programa nuclear iraniano.

Omã, que atua como mediador entre os Estados Unidos e o Irã neste diálogo, anunciou que a nova rodada de reuniões planejada para domingo em sua capital, Mascate, entre os dois países não ocorrerá.

“Diplomacia e diálogo continuam sendo o único caminho para uma paz duradoura”, disse o ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Albusaidi, na rede X.

Mas o presidente iraniano afirmou que “o Irã não aceitará exigências irracionais sob pressão e não se sentará à mesa de negociações enquanto o regime sionista continuar com seus ataques”, durante uma ligação com seu homólogo francês, Emmanuel Macron.

Pelo segundo dia consecutivo, a aviação israelense continuou seus ataques contra vários locais, particularmente sistemas de defesa aérea na região de Teerã e dezenas de lançadores de mísseis.

Israel afirma ter informações de inteligência que indicam que o Irã está se aproximando de um “ponto sem retorno” em sua busca pelo desenvolvimento de uma bomba atômica. Com isso em mente, o Exército israelense lançou uma operação aérea massiva sobre o Irã na manhã de sexta-feira, bombardeando mais de 200 instalações militares e nucleares.

O Exército israelense afirmou ter matado mais de 20 funcionários de segurança iranianos de alto escalão.

O representante do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, declarou na sexta-feira que pelo menos 78 pessoas morreram e mais de 320 ficaram feridas, a “grande maioria civis”.

Resposta iraniana

Em resposta, o Irã disparou mísseis contra Israel na sexta-feira, dos quais a maioria foi interceptada, segundo o Exército israelense. Os Estados Unidos ajudaram a derrubá-los, disse uma autoridade americana.

No entanto, danos significativos foram relatados na região de Tel Aviv, onde equipes de resgate relataram três mortos e dezenas de feridos.

O presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, cujo país nega desenvolver armas nucleares, alertou neste sábado que a resposta militar do Irã será “mais forte” se Israel persistir com seus bombardeios.

Na localidade de Ramat Gan, perto de Tel Aviv, o morador Eliyahu Bachar disse estar “chocado com o que aconteceu”. “Ouvimos um estrondo alto, sabíamos que era grave”, disse Tal Friedlander, outro morador.

Ameaça israelense

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, alertou que “Teerã vai queimar” se o Irã continuar disparando mísseis contra seu território.

Effie Defrin, porta-voz do Exército israelense, afirmou neste sábado que Israel agora tem “liberdade de ação aérea em todo o oeste do Irã, até Teerã”.

Um chefe de polícia iraniano e cinco membros da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, morreram neste sábado em ataques no oeste e centro do país, segundo a mídia local.

Além disso, outras duas pessoas morreram em um bombardeio israelense contra uma ambulância no noroeste, segundo o Crescente Vermelho iraniano.

Um ataque de drone israelense a uma refinaria estratégica no sul do Irã causou uma “forte explosão” neste sábado, segundo uma agência de notícias iraniana.

Suspensão de voos

Segundo a mídia iraniana, ataques ocorreram na cidade de Tabriz, no norte, e nas províncias de Lorestan, Hamedan e Kermanshah, no oeste, onde estão localizadas bases militares importantes.

O espaço aéreo iraniano está fechado “até novo aviso”, informou a agência de notícias oficial IRNA.

Em Israel, o principal aeroporto internacional, Ben Gurion, perto de Tel Aviv, está fechado até novo aviso.

Jordânia, Síria e Líbano, vizinhos de Israel, anunciaram a reabertura de seu espaço aéreo neste sábado. No entanto, a Agência Europeia para a Segurança Aérea (AESA) aconselhou as companhias aéreas a não operarem no espaço aéreo desses países, assim como do Iraque, Irã e Israel.

A escalada militar entre os dois últimos, separados por mais de 1.500 km, levanta temores de um conflito em larga escala na região, segundo especialistas.

Reação ocidental

O Reino Unido está enviando “reforços” para o Oriente Médio, incluindo caças, em meio ao conflito entre Israel e Irã, declarou o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, neste sábado. “Estamos enviando recursos para a região, incluindo caças, como parte do apoio emergencial”, disse Starmer a um grupo de jornalistas a bordo do avião do premiê que viajava para o Canadá para uma cúpula do G7.

Starmer afirmou que conversou com Trump e Netanyahu sobre o conflito. “Estamos em contato constante com nossos aliados, o tempo todo, tanto eu quanto [o chanceler] David Lammy (…), que também conversou com os iranianos”, acrescentou Starmer. “Nossa mensagem constante é a desescalada”, insistiu.

Diante do aumento das tensões, o papa Leão XIV pediu neste sábado a ambos os países que “respeitem a responsabilidade e a razão”.

O Ocidente e Israel suspeitam que o Irã, considerado por especialistas como a única potência nuclear do Oriente Médio, queira adquirir armas nucleares. Teerã nega e defende seu direito de desenvolver um programa nuclear civil.

O presidente americano Trump, aliado de Israel, instou Teerã na sexta-feira a chegar a um acordo sobre seu programa nuclear ou se expor a ataques “ainda mais brutais”.

Apesar do apelo da comunidade internacional por uma desescalada, Netanyahu alertou que “mais” ataques virão. O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou que Israel “lançou uma guerra” que levará à “sua ruína”.

Trump afirmou neste sábado (14) que ele e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram em uma ligação telefônica que a guerra entre Irã e Israel “deve terminar”.

“O presidente Putin me ligou esta manhã para, gentilmente, me desejar feliz aniversário”, disse Trump, que completou 79 anos. “Ele e eu acreditamos que esta guerra entre Israel e Irã deve terminar, e como expliquei, a guerra dele também deve terminar”, acrescentou em sua plataforma Truth Social, referindo-se à invasão russa da Ucrânia.

Editado por: Martina Medina
Tags: irãisrael
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

Dia Nacional do Funk

No fundo, a mensagem é ‘fique longe do crime’, diz musicólogo sobre letras do funk

90 dias sem justiça

Três meses após PM matar senegalês Ngagne Mbaye, ambulantes vão às ruas de SP pelo fim da Operação Delegada

ENERGIA

Nova medida provisória tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

MORADIA

Moradores da ocupação Porto Príncipe fecham avenida em SP contra ordem de despejo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.