Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

FORMAÇÃO

Curso gratuito sobre a realidade brasileira começa neste mês em BH

Economia política, questão agrária, mineração, patriarcado e racismo são alguns dos temas dos módulos

18.jun.2025 às 18h04
Belo Horizonte (MG)
João Victor Plá
Curso gratuito sobre a realidade brasileira começa neste mês em BH

“É um espaço formativo voltado para trabalhadores, estudantes, lideranças populares e militantes que querem compreender o Brasil a partir da luta de classes, da história do nosso povo” - Foto: CRB BH

Com o objetivo de contribuir para a formação política de militantes, ativistas, lideranças comunitárias e interessados, começa no próximo dia 28 de junho o Curso Realidade Brasileira (CRB), em Belo Horizonte. O CRB é organizado pela Comuna SA, em parceria com os movimentos populares, e tem duração até o dia 7 de dezembro, sendo dividido em oito módulos distribuídos aos fins de semana. 

Segundo Áureo Miguel, do Movimento Brasil Popular, em entrevista ao Brasil de Fato MG, o curso tem como proposta compreender o Brasil a partir da luta de classes e da história do povo brasileiro.

“É um espaço formativo voltado para trabalhadores, estudantes, lideranças populares e militantes que querem compreender o Brasil a partir da luta de classes, da história do nosso povo”, afirma.

:: Acompanhe o podcast Visões Populares e fique por dentro da política, cultura e lutas populares de MG e do Brasil ::

Para ele, o curso é importante porque busca uma compreensão profunda de uma sociedade marcada pela desigualdade, opressão e exploração.

“Nós vivemos em uma sociedade profundamente desigual. As pessoas são submetidas a processos de exploração e de opressão que, na maioria das vezes, são naturalizados. Com isso, o curso tem a intenção de contribuir com a percepção das pessoas para que elas compreendam as raízes estruturais desses processos e vejam possibilidades de superação e de transformação da realidade”, explica.

Além disso, Áureo Miguel destaca que a atual conjuntura de Minas Gerais exige unidade e estratégias para que o povo se organize e contenha os avanços da extrema direita. 

“A gente vive uma conjuntura estadual desafiadora, que exige estratégia, unidade e coragem. O avanço da extrema direita está colocando para todo o mundo o aprofundamento das desigualdades e um conjunto de ataques aos direitos sociais. Portanto, é importante que a militância  esteja preparada do ponto de vista político e organizativo”, defende. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Para além da atual conjuntura estadual, o curso também também se faz importante para as eleições federais do próximo ano, segundo o organizador.

“As eleições do ano que vem vão ser um momento muito importante para nossa vida, mas nós só vamos conseguir mudar a realidade se tiver povo mobilizado, militante consciente e  organizado nos territórios e no estado todo”, ressalta. 

Inscrições

O curso é totalmente gratuito e aberto para todos os públicos. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível neste link.  O local onde acontecerão os módulos será divulgado em breve aos inscritos. 

Programação

28/06 e 29/06 – Capitalismo, imperialismo e luta de classes: introdução à economia política

26/07 e 27/7 – Formação socioeconômica e a formação da classe trabalhadora do Brasil

16/08 e 17/8 – Questão agrária no Brasil

30/08 e 31/8 – Questão mineral no Brasil e geopolítica

27/08 e 28/9 – Formação cultural e étnica do povo brasileiro

25 e 26/10 – Patriarcado, racismo e capitalismo no Brasil

15 e 16/11 – A questão urbana e periferias no Brasil

29 e 30/11 ou 6 e 7/12 – Revolução brasileira e projeto popular para o Brasil
* Os cursistas que registrarem presença em ao menos 70% das atividades obrigatórias receberão certificado referente a 128 horas de atividades.

Editado por: Ana Carolina Vasconcelos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

Dia Nacional do Funk

No fundo, a mensagem é ‘fique longe do crime’, diz musicólogo sobre letras do funk

90 dias sem justiça

Três meses após PM matar senegalês Ngagne Mbaye, ambulantes vão às ruas de SP pelo fim da Operação Delegada

ENERGIA

Nova medida provisória tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

MORADIA

Moradores da ocupação Porto Príncipe fecham avenida em SP contra ordem de despejo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.