CULTURA

Curso gratuito de Teatro do Oprimido está com inscrições abertas em Guaíba (RS)

Projeto oferece formação cênico-pedagógica no Ponto de Cultura Biguá com vagas para maiores de 17 anos

No audio source provided.
Encontros do curso gratuito de Teatro do Oprimido acontecem no Ponto de Cultura Biguá, em Guaíba, entre julho e outubro | Crédito: Foto: Eliezer Pedroso / Divulgação

Estão abertas até o dia 16 de julho as inscrições para a 13ª edição do projeto “Teatro de Fato – Curso de Teatro do Oprimido”, em Guaíba (RS). A iniciativa oferece formação gratuita para pessoas a partir dos 17 anos interessadas em conhecer e praticar o método teatral criado pelo dramaturgo Augusto Boal, voltado à participação ativa do público.

As oficinas serão realizadas presencialmente no Ponto de Cultura Biguá – Espaço Livre, localizado na rua Padre Cacique, 116, no bairro Ermo. O curso acontece entre 19 de julho e 26 de outubro, com encontros aos sábados, das 14h às 18h, além de algumas atividades em turno da manhã conforme o cronograma.

Ministrado pelas multiplicadoras Araxane Jardim, Déia Alencar e Jaque Iepsen, o curso propõe a vivência de técnicas do Teatro do Oprimido, como Teatro Imagem, Teatro Jornal, Estética do Oprimido e Teatro Fórum. A metodologia inclui jogos e exercícios que buscam promover reflexão sobre situações cotidianas e estimular formas colaborativas de construção teatral.

O projeto “Teatro de Fato” é realizado desde 2010 e tem como objetivo tornar acessível o aprendizado das técnicas do Teatro do Oprimido para moradores de Guaíba, da Região Metropolitana de Porto Alegre e de municípios do interior do estado. Após um ano de pausa, em razão da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024, o curso retoma neste ano com uma nova turma.

A realização é da ONG Semente Solidária e do Ponto de Cultura Espaço Livre Biguá, com apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba, por meio de emenda impositiva do legislativo local. Também participam como apoiadores o Grupo de Teatro Popular Comparsaria das Façanhas, Assuntina Produções Culturais e o Grupo de Pesquisa Teatral Realejo EnCena.

Ao final do curso está prevista uma mostra artística aberta ao público, em que os participantes apresentarão o resultado das atividades desenvolvidas. Serão emitidos certificados para quem tiver frequência mínima de 75%. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo formulário online.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos números de WhatsApp (51 98196-2869 e 51 99772-0951).

Editado por: Katia Marko

|

Newsletter