TEATRO NEGRO

Espetáculo ‘Axêro’ dá início à tour por quilombos do RS neste sábado (26) em Canguçu

Com entrada gratuita, projeto também promove oficinas de teatro em seis comunidades quilombolas do estado

No audio source provided.
Criado pelo grupo Tatá, espetáculo “Axêro” celebra a ancestralidade, denuncia violências e ressignifica a história de Pelotas (RS) a partir de corpos negros | Crédito: Imagem: Luis Fabiano

O espetáculo Axêro chega a Canguçu (RS) para apresentação neste sábado (26), às 16h, no Cine Teatro Municipal da cidade. Criação do grupo Tatá, de Pelotas (RS), a peça integra o projeto Axêro – Circulação em Quilombos no Sul do Brasil, que tem levado arte e formação cultural para seis municípios do Rio Grande do Sul com forte presença quilombola. A apresentação também será precedida pela Feira Quilombola às 14h.

Depois de Canguçu, o espetáculo Axêro segue para Piratini, em 16 de agosto, às 16h, no Clube 13 de Maio. Em São Lourenço do Sul, a cena toma o Ginásio da Comunidade Evangélica da Boa Vista, no 6º Distrito, em 30 de agosto, às 17h.

Outubro traz novos encontros: em Caçapava do Sul, a apresentação será no dia 11, às 10h, na EMEF Augusto Vitor Costa, no Barro Vermelho. Em seguida, Maquiné acolhe o espetáculo no dia 17, às 13h30, no CTG Devotos da Tradição. A jornada encerra em Osório, no dia 18, às 19h30, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale. Todas as apresentações contam com acessibilidade em Libras e têm entrada gratuita.

Oficinas

Axêro não se limita ao palco. Em agosto, o projeto realiza a oficina “Dramaturgia Corpo-Memória”, propondo um mergulho no processo criativo da peça e na construção de narrativas, com ênfase na criação coletiva a partir da memória corporal.

A primeira parada é em Osório, no dia 22, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, no Espaço Cultural Conceição. Logo depois, no dia 23, é a vez de Maquiné, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Sede da Comunidade Quilombola Morro Alto, na BR-101.

“Cada encontro é mais do que arte, é um convite à resistência, ao diálogo e à afirmação da cultura quilombola”, informa o grupo Tatá.

Celebração da ancestralidade

Dirigido por Maria Falkembach, com texto e atuação de Gessi Könzgen e Jão Cruz, Axêro é um ritual poético que celebra a ancestralidade, denuncia violências e ressignifica a história de Pelotas a partir de corpos negros. No palco, a força e a fé no enfrentamento ao racismo estrutural ganham potência cênica, transformando a memória em resistência.

O projeto integra a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com financiamento do governo do estado do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura e Secretaria da Cultura) e realização do Grupo Tatá e Ministério da Cultura.

Serviço

Axêro – Circulação em Quilombos no Sul do Brasil (em Canguçu)

Feira Quilombola: 14h

Apresentação da peça: 16h

Local: Cine Teatro Municipal de Canguçu | Praça Dr. Jaime de Faria, 749, Centro, Canguçu (RS_

Com a presença de intérprete de libras

Editado por: Marcelo Ferreira

|

Newsletter