Contradição x ironia

CLDF aprova projeto bolsonarista que cria Dia da Memória das Vítimas do Comunismo no calendário do DF

Texto foi aprovado por 16 votos favoráveis em sessão ordinária na CLDF nesta terça-feira (30)

No audio source provided.
Deputado Thiago Manzoni (PL) é autor da proposta | Crédito: Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta terça-feira (30) o projeto de lei (PL) que institui 4 de junho como o Dia da Memória das Vítimas do Comunismo no calendário de eventos do Distrito Federal. Cinco deputados votaram contra a aprovação e 16 a favor. 

O PL 499/2023 é de autoria do deputado distrital Thiago Manzoni (PL) e segundo o parlamentar, tem como objetivo “gerar reflexão na sociedade do Distrito Federal por todas as mortes causadas por regimes baseados nessa ideologia, de modo que, de nenhuma maneira, o Brasil seja alcançado por esse mal.” 

Na justificativa do projeto, Manzoni fez alusão a governos comunistas que, de acordo com o distrital, mataram milhares de pessoas. Ele citou o regime do Khmer Vermelho, a União Soviética e a China. 

“Apesar de tamanha barbárie, ainda há quem, nos dias atuais, defenda regimes semelhantes a esses e apoie ditaduras que violam reiteradamente os direitos humanos, como Cuba, Venezuela, Coreia do Norte e Nicarágua”, diz o texto. 

Os deputados Fábio Félix (Psol), Chico Vigilante (PT), Dayse Amarílio (PSB), Gabriel Magno (PT) e Ricardo Vale (PT) votaram pela não aprovação da proposta. 

Parada LGBTQIA+ de Taguatinga 

Durante a sessão, também foi aprovado o PL 528/2023, que institui no calendário oficial do DF a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Taguatinga, comemorada anualmente no terceiro domingo do mês de setembro. 

Autor da proposta, o deputado Gabriel Magno alegou que a parada é um evento anual da comunidade e que cumpre um papel importante de sensibilizar a sociedade para que tenha mais conhecimento, reconhecimento e respeito às situações a que essa população está sujeita.

Dos 21 deputados presentes, seis votaram contra a proposta. Foram eles: Martins Machado (Republicanos), João Cardoso (Avante), Pastor Daniel de Castro (PP), Thiago Manzoni (PL), Roosevelt (PL) e Yolando Almeida (MDB). 

Ambos os projetos foram aprovados em primeiro e segundo turnos e seguem para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino

|

Newsletter