AUDIOVISUAL

6º Festival Cinema Negro em Ação chega a Porto Alegre nesta terça (28) com programação gratuita

Com atividades de formação, shows, homenagens e mostras de filmes, evento segue até 1º de novembro na Casa de Cultura

No audio source provided.
Evento traz para Casa de Cultura Mario Quintana homenagens a personalidades do cinema negro nacional, mostras de filmes, laboratório de consultoria para cineastas negros, atividades de formação e atrações musicais | Crédito: Foto: Sérgio Rosa (Studio Feijão & Lentilha)

Com início nesta terça-feira (28), o Festival Cinema Negro em Ação agita a cena cultural de Porto Alegre mais uma vez. O evento que chega à sua sexta edição traz para a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) homenagens a personalidades relevantes do cinema negro nacional, mostras de filmes, laboratório de consultoria para cineastas negros, atividades de formação e atrações musicais.

Com o tema “Revérbero”, o festival fará honraria a Tony Tornado, ator, cantor e compositor que abriu portas para pessoas negras no cenário artístico brasileiro. O evento é promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). As atividades vão até 1º de novembro e com entrada gratuita. A programação completa você confere aqui.

Na edição de 2025, o festival de filmes inclui três longas-metragens em competição: Diaspóricas 2 (2025), de Ana Clara Gomes (GO), Esquecendo Flora (2024), de Beto Oliveira (SP), e Quem é essa mulher? (2025), de Mariana Jaspe (BA). A mostra competitiva inclui também seis curtas, seis videoclipes e três videoartes.

Nas exibições especiais e comentadas, serão projetados o documentário 7 Cortes de Cabelo no Congo (2022), de Luciana Bezerra; o curta Dois Batuqueiros (2024), em sessão-homenagem ao cineasta Claudinho Pereira (1947-2025); e os longas Kasa Branca (2024), de Luciano Vidigal, e Malês (2024), de Antônio Pitanga. Ao todo, mais de 20 títulos serão exibidos. As obras da seleção serão exibidas simultaneamente nos canais Prime Box Brazil, Cultne.TV e TVE-RS.

“É uma alegria garantir que esse evento, que reafirma a cada edição a força do cinema produzido por pessoas negras, siga sendo feito ininterruptamente por meio da administração pública”, comemora a diretora do Iecine, Sofia Ferreira. “Compondo nossos investimentos estratégicos no setor, garantimos o fundamental fortalecimento da diversidade na produção audiovisual do Rio Grande do Sul, por meio do Sopapo LAB, das exibições gratuitas e do eixo educativo do evento”, destaca.

Revérbero

Ator, cantor e compositor, Tony Tornado começou a carreira nos anos 60 e abriu portas para pessoas negras no mercado artístico. Ele será o homenageado da edição de 2025 do festival – Foto: Fábio Rocha

O tema do festival diz respeito à conexão entre o passado e o futuro. “Revérbero” é o observar do fluxo de tempo. O evento vai trazer à Capital importantes nomes do cinema identitário negro atual, sem esquecer de referências do passado. Uma dessas presenças será Luciano Vidigal, produtor do aclamado Kasa Branca, com o qual venceu o prêmio de melhor direção no Festival do Rio. O título é um dos cotados para concorrer ao Oscar de 2026. O cineasta ainda vai ministrar uma masterclass aberta ao público.

O homenageado deste ano será Tony Tornado. Ator, cantor e compositor nonagenário, traz a experiência de alguém que desbravou seu espaço na cultura brasileira. Começou a carreira nos anos 1960 e, ao longo do tempo, construiu uma trajetória que abriu portas para pessoas negras no mercado artístico. Há décadas, Tony deixa sua marca na televisão, no cinema e na música. O artista também será a atração musical de encerramento do 6º Festival Cinema Negro em Ação.

“Este ano também a gente percebe a importância e o crescimento do evento, que está reverberando por todo o Brasil ano após ano”, aposta a curadora-geral do festival, Kaya Rodrigues. “Estamos trazendo uma mostra competitiva ainda mais forte e plural, construindo pontes entre todas as regiões do país e projetando grandes filmes feitos por cineastas negros, que vão concorrer ao Prêmio Odilon Lopez”, complementa. A estatueta do Cinema Negro em Ação reverencia o pioneiro gaúcho do cinema negro, diretor de Um é Pouco, Dois é Bom (1970).

Diretor do longa documental Kakawa e produtor-executivo da série O Enigma da Energia Escura (Globo), Emerson Dindo será o ministrante do Sopapo LAB, consultoria do festival para cineastas negros. Dindo é diretor da plataforma DiALAB, uma incubadora de projetos audiovisuais. Já o paulista Rico Dalasam, destaque do “queer rap”, será a atração musical de abertura desta edição. Cantor e compositor, Dalasam já lançou os álbuns Orgunga (2016), Fim das Tentativas (2022) e Escuro Brilhante, Último Dia no Orfanato Tia Guga (2023).

O 6º Festival Cinema Negro em Ação tem apoio institucional da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), CineBancários, Paradiso Multiplica, Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (SIAV RS) e outros.

Filmes selecionados do 6º Festival Cinema Negro em Ação

Filme “Malês” (2024), de Antônio Pitanga fará parte das exibições especiais do festival e será exibido nesta quarta-feira (29) – Foto: Divulgação/Imovisiona.webp

Mostra Competitiva – Longas-metragens

Diaspóricas 2 (2025), de Ana Clara Gomes (GO)

Esquecendo Flora (2024), de Beto Oliveira (SP)

Quem é Essa Mulher? (2025), de Mariana Jaspe (BA)

Mostra Competitiva – Curtas-metragens

À Flor da Pele (2025), de Danielle Villanova (RJ)

Aconteceu à Luz da Lua (2025), de Crystom Afronário (RS)

Da Sua, Maria (2025), de Magna Domingues (RJ)

Dia de Preto (2025), de Beto Oliveira (SP)

Mãe (2025), de Jöão Monteiro (RS)

Nevrose (2025), de Ana do Carmo (BA)

Quando as Ondas do Mar Desligam (2025), de Assaggi Piá e Yasoda Nanda (BA)

Vermelho, Preto e Branco é Tradição (2025), de Wagner Abreu (RS)

Mostra Competitiva – Videoclipes

B.O.S à Parte (2025), de Guilherme Fernandes dos Santos (RS)

Borborema (2025), de Emília Aidar e Luanda (BA)

Campo Minado (2025), de Lisiane Cohen e Carmem Fernandes (RS)

Herança (2025), de Micah Aguiar e Jonas Sakamoto (MA)

Movido a Água (2025), de Ana Clara Gomes (GO)

Semente (2025), de Madlene Delfino (AL)

Mostra Competitiva – Videoartes

Ao Mar… Devolvo o Sal das Nossas Lágrimas (2025), de Giuliano Lucas (RJ)

c0rp0 de bytes: o encontro (2025), de Luques Oliveira (PR)

Coisa de Preto (2025), de Juci W e Tarik (SC)

Exibições especiais

7 Cortes de Cabelo no Congo (2022), de Luciana Bezerra

Dois Batuqueiros (2024), de Claudinho Pereira e Carlos Caramez

Kasa Branca (2024), de Luciano Vidigal

Malês (2024), de Antônio Pitanga

Serviço

6º Festival Cinema Negro em Ação

Data: 28 de outubro a 1º de novembro

Local: Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre (RS)

Entrada gratuita

Programação completa disponível aqui.

Editado por: Marcelo Ferreira

|

Newsletter