Consciência Negra

Museu do Pontal recebe exposição ‘Festas, Sambas e Outros Carnavais’

Mostra reúne 60 artistas de 10 estados que refletem sobre ancestralidade, território e memória

No audio source provided.
Exposição reúne 60 artistas de 10 estados e permanecerá no Museu do Pontal por um ano | Crédito: João Liberato/Museu do Pontal/Divulgação

O Museu do Pontal inaugurou a exposição coletiva ‘Festas, Sambas e Outros Carnavais’ no último dia 8 de novembro que fala da ancentralidade negra e suas manifestações culturais como sambas, maracatus, folias, reisados, jongos, bois-bumbá e carimbós.

As instalações permanecerão até novembro de 2026 e reúnem trabalhos de mais de 60 artistas distribuídos por 10 estados. A estreia foi em 2023, no Sesc Casa Verde, em São Paulo. No ano seguinte, foi para o Centro Cultural Bienal das Amazônias, em Belém, e chega agora ao Rio com curadoria dos diretores Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque.

Organizada em ilhas temáticas, a exposição é composta por esculturas, fotografias e pinturas com textos de autores convidados. Também haverá homenagem a músicos retratados em pinturas, fotografias e esculturas. Os destaques são Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Pixinguinha, retratados pelo fotógrafo Walter Firmo; Paulo Moura, por Sergio Vidal; Luiz Gonzaga, em escultura de Adalton Lopes; Dona Onete, em foto de Walda Marques.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

A obra Jurandir, que abre a exposição, é do artista visual e performático Rona Neves, da comunidade Pretos Forros, no Lins, na zona norte do Rio, criou duas obras para o museu. Uma delas ficará exposta no foyer, convidando o público para uma jornada festiva e lúdica. Ele conta que desde pequeno se encantou pelas folias de reis que via “rasgar a comunidade subindo as vielas, com aquele ritmo eletrizante e aquela explosão de cores”.

A liberdade dos brincantes chamava a atenção do menino e hoje inspira o artista autodidata que transforma suas vivências em arte, movimento e poesia.. “A folia trazia a performance, a musicalidade, o improviso dos palhaços. Essa liberdade que a folia tem me deu a possibilidade de usar o corpo, a costura, a voz, até um instrumento sem saber tocar, para poder despertar uma corporeidade.

Além de Jurandir, Rona participa da coletiva com Moiseis e o presente para Esù. Parte da mesma série, a obra também é uma pintura feita com fitas adesivas coloridas, material que começou a usar depois de observar os isopores personalizados dos vendedores ambulantes em Madureira.

Para conhecer um pouco mais do artista, acompanhe este programa especial do Papo na Laje.

Serviço:
Exposição Festas, Sambas e Outros Carnavais
Onde: Museu do Pontal
Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Quando: Quinta a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30) até novembro de 2026
Ingressos: Entrada gratuita

*Com informações da Agência Brasil

Editado por: Juliana Passos

|

Newsletter