Soluçando

Bolsonaro passará por endoscopia após novos episódios de soluços

A internação teve início no dia 24 de dezembro para a correção de uma hérnia inguinal

No audio source provided.
O ex-presidente Jair Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro | Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará por uma endoscopia digestiva para avaliação do refluxo gastroesofágico nesta quarta-feira (31), conforme aponta o mais recente boletim médico. O exame ocorre após o paciente apresentar uma recidiva no quadro de soluços, o que motivou uma nova intervenção na terça-feira (30). 

Na ocasião, Bolsonaro foi submetido a uma “complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais”, procedimento realizado sem intercorrências para tentar estabilizar o diafragma. 

De acordo com a equipe do hospital DF Star, o ex-presidente “segue em fisioterapia respiratória, terapia de Cpap noturno e medidas preventivas para trombose”.

A internação, que teve início no dia 24 de dezembro para a correção de uma hérnia inguinal, tornou-se mais prolongada devido ao que os médicos descrevem como “soluços persistentes”, uma condição rara que agrava o quadro de hipertensão do paciente. 

Bolsonaro também sofre de apneia do sono severa, o que exige o uso do equipamento Cpap para evitar paradas respiratórias durante a noite. 

Embora a previsão inicial de alta fosse para quinta-feira (1º), a equipe médica avalia ampliar o período de internação caso os sintomas não cedam após a avaliação diagnóstica desta quarta-feira. E

No âmbito jurídico, a estadia hospitalar foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), visto que Bolsonaro cumpre pena por tentativa de golpe de Estado, na carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Distrito Federal.

A defesa do ex-presidente informou que aguarda um laudo médico mais preciso, baseado nos resultados dos exames e dos procedimentos recentes, para avaliar se acionará o Supremo com um novo pedido de prisão domiciliar. 

Editado por: Geisa Marques

|

Newsletter