Dias após ameaçar tomar a Groenlândia a qualquer custo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ensaiou um recuo nesta quarta-feira (21). Durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), ele disse que pretende negociar a compra pacífica do território. Apesar da postura aparentemente apaziguadora, o professor de relações internacionais Gilberto Maringoni, da Universidade Federal do ABC (UFABC), afirma que tudo faz parte de um método adotado pelo presidente dos Estados Unidos.
“O tom geral do discurso foi ‘queremos negociar, queremos conversar’, mas por trás disso, é uma intimidação constante, permanente, para deixar não só os adversários, os inimigos, mas também os aliados, com medo”, afirmou Maringoni em entrevista ao jornal Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.
O especialista em relações internacionais disse ainda que discorda de quem vê postura “errática” no comportamento de Trump. Para Maringoni, o presidente dos EUA mantém a mesma lógica de comportamento habitual, abrindo diversas frentes de disputa e se colocando na ofensiva. Com isso, “sequestra” a agenda global.
“Ele sempre tem algo muito escandaloso, que as pessoas consideram muito agressivo. Isso coloca o mundo sempre assustado em relação a qual vai ser sua iniciativa, até onde ele vai chegar”, avaliou. “Os adversários ficam em trajetórias erráticas. A dele não é errática”.
O especialista citou uma série de episódios protagonizados pelo presidente dos EUA desde que voltou à Casa Branca, em janeiro do ano passado, como renomear o Golfo do México para “Golfo da América”, ameaçar tomar o Canal do Panamá ou mesmo sequestrar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Tudo isso, na avaliação de Maringoni, faz parte de uma estratégia.
“Ele fala: ‘Estou sendo violento para trazer tranquilidade’. É o que ele fala sobre a Groenlândia. ‘Eu pego a Groenlândia para garantir a paz no mundo’, ou seja, ‘se preciso for, vou à guerra para garantir a paz'”, exemplificou.
Para ouvir e assistir
O BdF Entrevista vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 16h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo. No YouTube do Brasil de Fato, o programa é veiculado às 19h.
