AGROECOLOGIA

Centro cultural distribui kits de hortas e promove oficinas no Aglomerado da Serra, em BH

Iniciativa atende 25 famílias e incentiva produção de alimentos e geração de renda

No audio source provided.
Plantio no terraço de casa
Plantio no terraço de casa | Crédito: Divulgação

O projeto Brota na Lage, do Lá da Favelinha, vai levar formação e autonomia alimentar a moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. O projeto prevê a distribuição de kits de hortas e a realização de oficinas práticas voltadas ao cultivo de verduras, hortaliças e ervas em pequenos espaços, como varandas, quintais e lajes.

A proposta combina segurança alimentar e geração de renda. A ideia é que as famílias possam produzir parte do próprio alimento, reduzindo custos no dia a dia, ao mesmo tempo em que aprendem técnicas que possibilitam a comercialização do excedente. O cultivo doméstico também é apontado como uma forma de promover saúde e qualidade de vida.

Serão realizados cinco encontros presenciais, sempre aos sábados, nas datas 18 e 25 de abril, 9, 16 e 30 de maio. Durante as oficinas, os participantes vão trocar conhecimentos sobre implantação e manutenção de hortas em pequenos espaços, manejo agroecológico, colheita, reaproveitamento de alimentos e noções básicas de comercialização local.

Para garantir o recebimento dos materiais e o melhor aproveitamento das atividades, a presença em todos os encontros é considerada essencial pela organização.

Ao todo, a ação deve beneficiar diretamente 25 famílias do Aglomerado da Serra, cerca de 175 pessoas. O público prioritário inclui mulheres, jovens e pessoas negras e LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário online disponibilizado pela organização.

Serviço

Oficinas de hortas urbanas e distribuição de kits – Lá da Favelinha

Local: Aglomerado da Serra (Serrão), em Belo Horizonte

Datas dos encontros (sempre aos sábados):

• 18 de abril

• 25 de abril

• 9 de maio

• 16 de maio

• 30 de maio

Horário: confirmado após inscrição

Editado por: Ana Carolina Vasconcelos

|

Newsletter