Nesta terça-feira (14), será lançada a série documental Cultura e Alimentação: Saberes da Resistência, formada por quatro curta-metragens que mergulham nas raízes de movimentos populares e comunidades tradicionais que transformam o cenário urbano e periférico da capital paulista por meio do cultivo da terra e da partilha do alimento.
O primeiro episódio aborda as cozinhas comunitárias ou solidárias, que foram muito importantes durante a pandemia. O diretor da série Caio Pagliarini fala da importância de poder trazer diferentes histórias e suas particularidades.
“Foi interessante ver como, somadas, essas histórias vão dando a ideia do que é a soberania alimentar e do que compõe essa resistência, ou seja, o que não pode faltar em cada território para que ali haja soberania alimentar. Do ponto de vista do audiovisual, foi muito interessante poder contar essas histórias”, afirma.
“A série vai trazer esses elementos, principalmente a cultura, o acesso à terra, a possibilidade de a gente ter esses reflexos culturais no que a gente está comendo, o direito da gente comer, o que vem da nossa cultura”, conta a roteirista Gabriella Lima.
Ela destaca a presença feminina como protagonista nos processos de soberania alimentar. Como exemplo, cita experiências de hortas urbanas, abordadas no terceiro curta da série.
“A gente não pensou nisso antes, mas acabou encontrando essas mulheres. As Mulheres do Gau é um coletivo de agricultura urbana na zona leste e elas narram muito a experiência da coletividade, a experiência da horta urbana e de como consolidar esse coletivo foi fundamental para que elas entendessem que estavam passando por uma situação de violência, e que elas não estavam sozinhas. O processo de se organizar com as mulheres do Gau se torna um processo de luta contra o machismo e o patriarcado”, diz.
A série documental estreia nesta terça-feira (14), às 18h, na Ação Educativa, localizada na rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo (SP). Entrada gratuita. A partir de quarta-feira (15), a obra estará disponível no Youtube da Ação Educativa.
* Lugar de Memória – Observatório Cultural é uma plataforma gratuita e de fácil acesso, dedicada ao registro, à difusão e à valorização da memória, da identidade e do patrimônio cultural material e imaterial da região central de São Paulo.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 12h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
