Oriente Médio

Rússia reafirma proposta para receber urânio enriquecido do Irã

Porta-voz do Kremlin reforça ideia mesmo após recusa dos EUA; Moscou também saudou o cessar-fogo entre Israel e Líbano

Vladimir Putin e seu porta-voz, Dmitry Peskov, responderam às ameaças de envio de mísseis de longo alcance para Ucrânia
Vladimir Putin e seu porta-voz, Dmitry Peskov | Crédito: Gavriil Grigorov/ POOL/AFP

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, afirmou nesta sexta-feira (17) que a proposta da Rússia para administrar o urânio enriquecido do Irã não está atualmente “em discussão”, mas reafirmou abertura por parte de Moscou. A declaração foi feita dois dias após os Estados Unidos rejeitarem a oferta da Rússia de transportar o elemento iraniano para seu próprio território.

“Neste momento, pelo que entendemos, essa proposta não está em discussão. Ela não está sendo atualmente contemplada pelos Estados Unidos”, disse Peskov a jornalistas, respondendo a uma pergunta sobre o interesse de Teerã na proposta.

O governo russo havia proposto considerar o transporte de urânio enriquecido do Irã para a Rússia como parte das medidas para reduzir as tensões internacionais em torno do programa nuclear iraniano. Na quarta-feira (15), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ismail Baghaei, afirmou que Teerã sempre valorizou as propostas de Moscou para avançar o processo diplomático sobre a questão nuclear e disse que seria necessário esperar um acordo entre Irã e EUA antes de aceitar a assistência russa. No entanto, os Estados Unidos já rejeitaram a proposta de Moscou.

“A Rússia estava preparada para receber urânio enriquecido em seu território. Essa poderia ter sido uma boa solução, mas, infelizmente, o lado americano rejeitou a oferta”, disse Peskov em entrevista à India Today.

A proposta russa surgiu em meio à crescente especulação sobre uma nova rodada de negociações de paz entre os Estados Unidos e o Irã nos próximos dias. No entanto, segundo o porta-voz do ministério iraniano, as próximas conversas ainda não foram agendadas.

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, Moscou estaria disposta a ajudar na conversão do urânio altamente enriquecido do Irã em combustível nuclear ou em material destinado ao armazenamento, “de formas aceitáveis para Teerã, sem violar seu direito ao enriquecimento para fins pacíficos”.

Os estoques iranianos desse tipo de urânio permanecem como um dos principais pontos de impasse nas negociações entre Estados Unidos e Irã para encerrar o conflito. Moscou tem reiterado que reconhece o direito do Irã de desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos.

Rússia saúda cessar-fogo entre Israel e Líbano

Ao comentar o acordo de trégua entre Israel e Líbano, o porta-voz do Kremlin afirmou que a Rússia saúda o cessar-fogo de 10 dias entre os dois países.

“Certamente saudamos a decisão de cessar-fogo e esperamos que, durante esses dias designados, possamos de fato chegar a acordos que impeçam a recorrência de confrontos militares no futuro”, disse Peskov a repórteres.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que um cessar-fogo de dez dias teria sido costurado entre Líbano e Israel e que as negociações com o Irã estariam avançando positivamente. A trégua tinha início programado na última quinta-feira (16), às 17h, no horário de Brasília.

Editado por: Thaís Ferraz

|

Newsletter