O município de Barra do Piraí, região do médio paraíba, no estado do Rio de Janeiro, inaugurou nesta sexta-feira (24) obras viárias para o fluxo de pedestres, carros e mercadorias. Com um investimento de R$ 146 milhões, dentro de um pacote de R$ 207 milhões, as obras integram o Plano de Investimentos vinculado à renovação da concessão da MRS Logística com o governo federal. O município agora conta com uma nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul e um viaduto rodoviário sobre a linha férrea, além de calçadas e nova iluminação. As intervenções, localizadas estrategicamente nos bairros Vila Suíça e Química, visam solucionar gargalos históricos de trânsito.
A expectativa é de que a nova infraestrutura leve a uma redução significativa no volume de veículos no centro comercial, traga maior agilidade no transporte público e leve à diminuição de riscos de acidentes em áreas próximas à malha ferroviária. A inauguração contou com a participação do ministro dos Transportes, George Santoro, e o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). Também haverá a construção de novas pontes no centro da cidade.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

“Barra do Piraí é o lugar de maior entroncamento de trens do Brasil, com grande importância estratégica. Estou muito feliz de ajudar a solucionar os problemas dessa região”, disse o ministro durante a inauguração. Já o deputado federal Lindbergh Farias (PT) aproveitou para associar às melhorias no município à duplicação da Serra das Araras e projetou os impactos na economia da região. “A Serra das Araras, depois de pronta, vai ser a responsável pelo maior desenvolvimento da história do sul fluminense. “Essa obra de duplicação da Serra das Araras é uma demanda histórica, ninguém nunca pegou pra fazer e o governo Lula resolveu tirar do papel”, disse ao Brasil de Fato.
A duplicação foi iniciada em 2024 e com tem previsão das primeiras entregas para 2027. O trecho entre Barra do Piraí e Paracambi é um dos principais investimentos contemplados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está previsto no Novo PAC.
