Oportunidade

Laboratório de roteiro para jovens de periferia do Rio tem inscrições abertas

Atividades presenciais da oficina de criação suburbana acontecem na Caixa Cultural em julho

No audio source provided.
“Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana" é voltado para jovens de periferia
“Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana” oferece oportunidade de formação para jovens de periferia | Crédito: Felipe Haua

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do laboratório “Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana”, voltada ao desenvolvimento de projetos de curta-metragem de ficção escritos por jovens roteiristas, de até 35 anos, moradores de periferias da cidade do Rio de Janeiro.  

As atividades presenciais acontecem em julho, na Caixa Cultural, localizada na região central da cidade. A aula inaugural será ministrada pela cineasta Ana Carolina. Também haverá palestra sobre preparação de elenco com a diretora Bia Lessa.

Segundo Rogério Cavalcante e Castro, coordenador-geral do laboratório, o projeto “existe para dar chance a criadores cinematográficos das periferias da cidade se aperfeiçoarem em seus desejos de fazer parte do mundo do cinema”.  

Os projetos selecionados receberão consultorias das cineastas Lúcia Murat, Luh Maza e da atriz Cristina Aché. Já os pitchings, que são apresentações rápidas das ideias, serão avaliados por uma banca formada pelas roteiristas Maíra Oliveira, Maju Paiva e pelo cineasta Clementino Jr.  

As inscrições estão abertas até o dia 14 de junho, por meio do formulário online. Os interessados devem enviar um projeto com sinopse de até 200 palavras, e roteiro de até 21 páginas. Serão selecionados seis projetos. O resultado será divulgado no dia 1º de julho.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

O projeto é uma das atividades paralelas à mostra “Filmes com Aché: uma Cristina do Cinema Brasileiro”, em homenagem à atriz Cristina Aché, um dos grandes nomes do cinema nacional nas décadas de 1970 e 1980, que estreia neste sábado (30) na Caixa Cultural Rio de Janeiro. A programação segue até o dia 26 de julho com exibição de filmes estrelados pela atriz, atividades formativas e debates. 

Serviço 

Laboratório Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana 

Inscrições: até 14 de junho

Regulamento e inscrições (neste link

Data das oficinas: 24, 25 e 26 de julho

Classificação: 18 anos 

Aula de abertura do laboratório e palestra sobre preparação de elenco são atividades abertas ao público (sujeito a lotação). 

Mais informações no Instagram @roteirosdoarrabalde 

Apoio: Projeto Paradiso

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil

Editado por: Clivia Mesquita

|

Newsletter