atrações

Festival Cidade Entre Palcos ocupa espaços culturais do DF com programação gratuita 

Evento reúne música, premiação e debate sobre economia criativa em diferentes regiões administrativas

Grupo de Carnaval Divinas Tetas se apresenta no Festival CEP
Grupo de Carnaval Divinas Tetas se apresenta no Festival CEP | Crédito: Thaís Mallon

Brasília recebe, entre os dias 3 e 7 de junho, o Festival Cidade Entre Palcos (CEP), iniciativa que promove apresentações musicais, ocupações artísticas e ações voltadas ao fortalecimento da economia criativa do Distrito Federal. Com programação gratuita, o evento ocupará diferentes espaços culturais da capital, como Infinu Comunidade Criativa, Birosca, Externa, Espelunca, UK Music, Ordinário Bar e Eixão do Lazer. 

A proposta do festival é descentralizar as atividades culturais e estimular a circulação do público por diferentes regiões da cidade. Em vez de concentrar a programação em um único espaço, o CEP conecta diversos palcos e iniciativas já consolidadas na cena cultural brasiliense. 

Segundo o coordenador do festival, Rafael Pops, a ideia é fortalecer os espaços que movimentam a produção criativa local. “O CEP nasce do desejo de festivalizar a cidade a partir dos seus próprios endereços criativos. De ativar as casas, espaços e iniciativas que fazem cotidianamente a economia criativa de Brasília”, afirma. 

Programação  

A programação começa nesta quarta-feira (3), no Infinu Comunidade Criativa, com apresentações de Martins, Kirá e DJ BBK. No dia seguinte, o espaço recebe Joyce Alane, Pratanes e DJ CXXJU. O Ordinário Bar terá shows de Pé no Chão, com participação de Matheus Pessanha, e DJ Vinny. 

No UK Music, na 411 Sul, a programação será dedicada ao rock, com apresentações de Darshan, Double Experience, Trampa, Dona Cislene e Cool Sorcery. Já a Birosca recebe atrações como Divinas Tetas, Forró de Vitrola, Ray Ferreira, Kaká Guimarães e Leo Cabral. 

No sábado (6), a Externa recebe os DJs Noturna, Lua Finger, Gustavo FK, Legan B2B Flipperama e Nick Curly. No mesmo dia, o Espelunca promove o encontro Pororoca convida Manoel Cordeiro, com participação de Emília Monteiro e George Lacerda. 

O encerramento acontece no domingo (7), no Eixão do Lazer, com apresentação gratuita de Sérgio Loroza. Para o artista, iniciativas que ocupam os espaços urbanos fortalecem a relação entre cultura e cidade. “A cidade vai ficando viva a partir desses encontros, dessa ocupação dos espaços, dessa mistura toda”, destaca. 

Economia criativa  

Além da programação artística, o Festival CEP promove ações voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da cultura no Distrito Federal. Entre elas está a criação de um mapa criativo digital, que reunirá espaços, iniciativas e agentes culturais da capital. 

O projeto também conta com uma premiação voltada ao reconhecimento de profissionais, coletivos e empreendimentos que contribuem para a produção cultural brasiliense. Na quarta (4), será realizado o debate “Cartas na Mesa”, com representantes da cena cultural local para discutir a democratização do acesso e o fortalecimento dos espaços culturais da cidade. 

O CEP é realizado pela associação Traços, com apoio da Influ e da Kabe Agência, e integra ações de fortalecimento da cadeia produtiva da cultura viabilizadas por meio de fomento do Ministério da Cultura. 

Serviço 

Festival CEP – Cidade Entre Palcos 

Data: de 3 a 7 de junho 

Locais: Infinu Comunidade Criativa (506 Sul), Ordinário Bar (Setor Bancário Sul), UK Music (411 Sul), Birosca (Conic), Externa (Setor Comercial Sul), Espelunca (Setor Comercial Sul) e Eixão do Lazer (Asa Norte), em Brasília (DF) 

Entrada: gratuita, mediante retirada de ingressos 

Informações: Instagram @cidadeentrepalcos


Apoie a comunicação popular no DF:

Faça uma contribuição via Pix e ajude a manter o jornalismo regional independente. Doe para [email protected]

Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das notícias da região.

Entre em nosso canal no Whatsapp e acompanhe as atualizações.

Faça uma sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, por meio do número de Whatsapp do BdF DF: 61 98304-0102

Editado por: Clivia Mesquita

|

Newsletter

Funcionalidade indisponível temporariamente — volte em breve.