Já somam 10 países

Uzbequistão torna-se primeiro representante da Ásia Central no Banco do Brics

Diretor-geral do Centro Eurasiático do banco anuncia a entrada do país entre os acionistas a partir de 5 de junho

No audio source provided.
Com sede em Xangai, na China, o banco multilateral de desenvolvimento foi fundado pelos países Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul | Foto: Divulgação/NBD
Com sede em Xangai, na China, o banco multilateral de desenvolvimento foi fundado pelos países Brics — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. | Crédito: Divulgação/NBD

O Uzbequistão ingressou oficialmente como acionista do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics, em 5 de junho de 2026, após cumprir todas as condições necessárias e ratificar os Artigos do Acordo da instituição. A informação foi divulgada pelo diretor-geral do Centro Regional Eurasiático do banco, Andrei Bokarev, em comentário exclusivo à TV Brics.

Com a adesão, o país tornou-se o 10º membro do NBD e, segundo o especialista, o primeiro representante da Ásia Central, uma das regiões mais dinâmicas do mundo. Entre 2023 e 2025, a economia uzbeque registrou crescimento médio anual superior a 6,7%, enquanto a população aumentou em mais de 1,5 milhão de pessoas.

De acordo com Bokarev, o banco deve ainda este ano avaliar oportunidades e estruturar os primeiros projetos no território uzbeque. As áreas prioritárias incluem energia, gestão de recursos hídricos, transporte, além de infraestrutura social e serviços públicos.

“Na organização da cooperação com o Uzbequistão, o NBD pretende dar maior enfoque nos seus pontos mais fortes: o aumento contínuo do financiamento em moedas nacionais, a possibilidade de aplicação de procedimentos nacionais de contratação e avaliação de riscos ambientais, além da agilidade na preparação e no lançamento de projetos”, destacou Bokarev.

A adesão do país ao acordo do banco foi formalizada em 21 de maio deste ano, quando o presidente Shavkat Mirziyoyev assinou a lei correspondente. O texto foi publicado no portal do Centro Nacional de Informações Jurídicas do país. Senadores destacaram que o objetivo central do acordo é ampliar os laços comerciais, econômicos e de investimento entre os países-membros por meio de operações de financiamento.

Anteriormente, o presidente do Conselho de Governadores do NBD, Anton Siluanov, já havia incluído o Uzbequistão entre os países em processo de análise para adesão. A presidente do banco, Dilma Rousseff, informou que a instituição iniciou a elaboração de uma nova estratégia quinquenal, com foco especial nos novos membros.

Criado em 2015 por iniciativa dos países do Brics, o Novo Banco de Desenvolvimento tem como objetivo mobilizar recursos para projetos de infraestrutura. Até o momento, a instituição aprovou 139 projetos, que somam cerca de US$ 43 bilhões (cerca de R$ 223 bilhões). Além dos cinco países fundadores — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul —, também passaram a integrar o banco Egito, Emirados Árabes Unidos, Bangladesh, Argélia e, mais recentemente, o Uzbequistão.

Editado por: TV Brics
Conteúdo originalmente publicado em: TV Brics

|

Newsletter