Desenvolvimento

No Rio, ministra de CT&I debate sobre investimentos na pasta nesta segunda-feira (22)

Continuidade de financiamento e desenvolvimento de rotas tecnológicas estarão em debate

No audio source provided.
Ministra Luciana Santos, mulher branca de cabelos castanhos encaracolados, fala no lançamento do programa Mais Ciẽncia na Escola
Ministra participa de lançamento do programa Mais Ciência na Escola em 17 de junho | Crédito: Luara Baggi/MCTI

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) realiza nesta segunda-feira (22) um debate com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, sobre os caminhos para alavancar o desenvolvimento nacional a partir de investimentos na pasta. Feghali é membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara e vê na área elementos fundamentais para agregar valor à produção industrial brasileira e gerar independência tecnológica. A conversa será realizada às 18h, no auditório do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

“A reunião afirma o nosso compromisso de fazer avançar ainda mais o fomento, fortalecer a relação entre o mundo da pesquisa e as micro, pequenas, médias e grandes empresas”, explicou a deputada ao Brasil de Fato.

Para a ministra Luciana Santos, é preciso consolidar a retomada dos investimentos na pasta nos próximos anos com a garantia de um financiamento estável e contínuo para o setor. Medidas que não dependem apenas do Executivo, mas também do Legislativo. “O Legislativo pode contribuir assegurando previsibilidade orçamentária, fortalecendo os instrumentos de financiamento e aprimorando marcos legais que incentivem a pesquisa, a inovação e a cooperação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas”, disse.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? :: 

Santos acredita que, nos próximos anos, a CT&I ganhará ainda mais relevância. “Se hoje já é uma questão de soberania nacional, competitividade e desenvolvimento, essa dimensão será ainda mais importante diante das transformações tecnológicas e das disputas globais por conhecimento e inovação”, afirmou ao Brasil de Fato.

Entre os confirmados para o evento está o geólogo Guilherme Estrella, conhecido como o “pai do pré-sal”. Ele foi responsável por comandar a Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras no período em que a companhia descobriu o pré-sal, há duas décadas.

Para Estrella, a descoberta do pré-sal deve ser utilizada como exemplo para a criação de novos projetos de desenvolvimento na área de CT&I a partir de objetivos concretos, que mapeiem problemas e dificuldades nos setores industriais estratégicos a serem solucionados. Após a realização desse mapeamento inicial, ele defende que os projetos sejam elaborados e executados em parceria com instituições públicas de pesquisa. “Este é um projeto essencialmente político e precisa de ampla participação da comunidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia (PD&E) para que se consolide.”

Essa também é a posição do ex-presidente do Clube de Engenharia do Brasil, Márcio Girão. Ele defende a adoção de rotas tecnológicas para compreender as causas e as ações necessárias para inverter a curva de geração de riqueza por meio da tecnologia, ou seja, da ciência e da engenharia integradas a propósitos claros e cientificamente definidos. “Planos estratégicos não adiantam sem alinhamento com seu detalhamento em metas bem definidas. Recursos e subsídios são condições necessárias, mas não suficientes”, resume Girão.

Encontro da Ciência Com Jandira

Quando: 22/06 às 18h

Local: IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil

Endereço: Rua do Pinheiro 10, Flamengo

Editado por: Juliana Passos

|

Newsletter