Proposta parada

Fim da escala 6×1: movimentos sindicais convocam ato em Brasília para destravar PEC no Senado

Organizações exigem que Davi Alcolumbre (União Brasil) libere a tramitação da pauta, parada há quase um mês

No audio source provided.
População manifesta pelo fim da escala 6x1 na Esplanada dos Ministérios
População manifesta pelo fim da escala 6×1 na Esplanada dos Ministérios | Crédito: Reprodução/CUT-DF

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do Distrito Federal (Fetracom-DF) marcaram ato em Brasília para cobrar agilidade no andamento da Proposta de Emenda à Constituição que determina o fim da escala 6×1. A mobilização vai ocorrer na próxima terça-feira (30), às 17h, na Praça Lúcio Costa.

O objetivo da convocação é pressionar o Senado Federal para que a PEC 221 seja colocada em votação. Aprovada na Câmara dos Deputados no fim de maio, a medida, de autoria do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), reduz a jornada de trabalho semanal de 44 para 40 horas, estabelecendo o regime 5×2 (dois dias de folga) em uma transição de 14 meses, sem redução salarial.

Entenda a tramitação

Atualmente, a proposta aguarda que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), a encaminhe à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde passará pela primeira etapa de avaliação. “Quanto maior a mobilização, maior a pressão para que a PEC 221 avance e o fim da escala 6×1 se torne realidade”, pontuam os movimentos em nota publicada nas redes sociais.

No início de junho, Alcolumbre informou que a tramitação seria discutida em reunião com os líderes partidários e o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA). A PEC, no entanto, permanece travada há quase um mês. O parlamentar argumentou que o Senado precisa ouvir todos os setores envolvidos para analisar a proposta.

“Eu quero que a gente fique com a maturidade institucional, com o dever cívico, com a nossa consciência, e que cada um tenha o discernimento da importância da votação dessa matéria. Não pode uma rede social, um ou outro ator cobrar do Senado que a matéria chegue de manhã e que a gente vote de tarde”, declarou Alcolumbre.

Serviço

Dia de luta pelo fim da escala 6×1

Data: terça-feira (30)

Local: Praça Lúcio Costa (em frente ao Shopping Conjunto Nacional)

Horário: 17h

*Com informações da Agência Senado


Apoie a comunicação popular no DF:

Faça uma contribuição via Pix e ajude a manter o jornalismo regional independente. Doe para [email protected]

Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das notícias da região.

Entre em nosso canal no Whatsapp e acompanhe as atualizações.

Faça uma sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, por meio do número de Whatsapp do BdF DF: 61 98304-0102

Editado por: Clivia Mesquita

|

Newsletter