tragédia

Número de mortos por terremotos na Venezuela chega a 920, informa presidente da Assembleia Nacional

Presidente da Assembleia Nacional informou ainda que há 3.360 feridos e cerca de 4 mil desalojados

No audio source provided.
Rodríguez
Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez | Crédito: Assembleia Nacional da Venezuela

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que o número de mortos pelos terremotos de magnitude 7,2 e 7,5, registrados na quarta-feira (24), chegou a 920.

Em uma atualização do balanço oficial divulgada em um pronunciamento na televisão, na tarde desta sexta-feira (26), ele acrescentou que o número de feridos subiu para 3.360, enquanto 172 pessoas permanecem presas nos escombros e mais de 4.000 estão desalojadas.

Ainda segundo Rodríguez, até o momento, foram registrados 302 tremores secundários após os dois terremotos consecutivos que causaram grave destruição em Caracas e La Guaira, além de danos estruturais em Aragua, Miranda, Carabobo, Falcón e Yaracuy.

Rodríguez destacou que o litoral do Guairá é militarizado e está sob o controle das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) para garantir a segurança, a ordem interna e facilitar os esforços de resgate por parte de agências nacionais e de diversos países amigos.

Ele detalhou que há 861 funcionários de organizações internacionais de resgate da Suíça, Estados Unidos, Espanha, Equador, Itália, Colômbia, El Salvador, México, Chile, Panamá, República Dominicana e uma equipe especial das Nações Unidas no local do desastre. O Brasil enviou uma missão humanitária nesta sexta-feira (26), com médicos, cães farejadores e equipamentos especializados necessários às operações de busca e resgate.

“Todos eles com 63 toneladas de equipamentos especializados e 33 cães farejadores que estão nos ajudando nesta emergência. E aviões continuam chegando com mais ajuda internacional, que se juntará aos milhares de funcionários e voluntários no país”, disse o presidente da assembleia.

Ele também garantiu que a estrada que liga o estado a Los Caracas está livre, mas pediu que a população “não descesse até La Guaira”, para evitar congestionamentos desnecessários nas estradas e garantir o avanço das equipes de socorro.

“A melhor ajuda que vocês podem dar é evitar congestionar as estradas para que as equipes de saúde possam transportar os pacientes”, pediu Rodríguez, lembrando a todos que os suprimentos doados podem ser entregues nos centros de coleta em La Carlota e Almacenadora Caracas.

Ainda segundo o presidente, lembrou que já foram distribuídas 2.600 toneladas de alimentos, água potável e proteínas para o estado de La Guaira, região que foi declarada zona de desastre por ter sido uma das mais atingidas pelos terremotos.

Apelo à calma

Rodríguez também denunciou os boatos falsos espalhados sobre um suposto tsunami, que geraram desespero na população e causaram atrasos significativos no processo de resgate das vítimas presas.

Diante disso, ele pediu aos venezuelanos que mantivessem a calma e prestassem atenção apenas às comunicações oficiais do Estado venezuelano.

“Não vamos esconder nada sobre a magnitude desta tragédia, a maior que já sofremos. Por favor, entendam também que, quando damos recomendações, fazemos isso para agilizar o atendimento e o resgate dos afetados”, concluiu Rodríguez.

com informações da teleSur

Editado por: Rodrigo Gomes

|

Newsletter