O presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem de condolências à presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, após os terremotos que atingiram o país no último dia 24 de junho de 2026 e deixaram ao menos 589 mortos, cerca de 3 mil feridos e centenas de desaparecidos, segundo balanços oficiais e informações de agências internacionais.
A mensagem foi divulgada por canais oficiais chineses e ocorreu em meio à mobilização internacional de ajuda humanitária diante da dimensão da catástrofe.
“Em nome do governo chinês e do povo chinês, lamento profundamente as pessoas que perderam a vida nos terremotos e expresso sinceras condolências às famílias enlutadas e aos feridos”, afirmou Xi Jinping.
O líder chinês também destacou a relação bilateral entre os dois países e o caráter de apoio mútuo da parceria. “A China e a Venezuela são bons amigos e bons parceiros que se apoiam mutuamente”, disse.
Os terremotos provocaram colapso de edifícios, danos a hospitais e infraestrutura urbana, além de deslocar milhares de pessoas. Equipes de resgate continuam atuando em meio a buscas por sobreviventes e operações de emergência.
No núcleo da mensagem, Xi Jinping reafirmou a disposição de Pequim em apoiar o país sul-americano nas ações de resposta ao desastre. “A China está disposta a fornecer à Venezuela assistência nos trabalhos de socorro e reconstrução”, afirmou o presidente chinês.
Xi também expressou confiança na recuperação do país após a tragédia. “Acreditamos que, sob a liderança do governo venezuelano, o povo venezuelano superará o desastre e reconstruirá seus lares”, declarou.
Assistência humanitária de emergência à Venezuela
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (27), no Ministério das Relações Exteriores da China, em resposta a uma pergunta do Brasil de Fato, o porta-voz Guo Jiakun afirmou que o governo chinês expressou condolências à Venezuela após os terremotos que causaram grandes perdas humanas e materiais no país sul-americano, gesto que foi agradecido por Caracas.
Guo disse que, diante da situação, o governo chinês e a Sociedade da Cruz Vermelha da China vão fornecer assistência humanitária de emergência para apoiar os trabalhos de socorro.
“Na sequência dos terremotos que causaram grandes perdas humanas e econômicas na Venezuela, o governo chinês expressou condolências ao governo e ao povo venezuelano, e o governo venezuelano agradeceu à China por isso. O governo chinês e a Sociedade da Cruz Vermelha da China fornecerão assistência humanitária de emergência à Venezuela para os trabalhos de socorro”, afirmou.
O porta-voz destacou ainda que Pequim acompanha de perto os desdobramentos da tragédia e mantém comunicação constante com sua embaixada em Caracas. Segundo ele, a China está disposta a ampliar o apoio conforme a evolução da resposta ao desastre e as necessidades apresentadas pelo governo venezuelano.
Guo Jiakun confirmou ainda que dois cidadãos chineses morreram nos terremotos. Segundo ele, a embaixada chinesa está prestando assistência consular às famílias e verificando a situação de outros nacionais no país.
Tambem em resposta a uma pergunta do Brasil de Fato durante coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (26), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, afirmou que “a parte chinesa tomou nota dos relatos sobre o terremoto na Venezuela e expressa suas sinceras condolências ao governo venezuelano e ao povo afetado. Confia-se que, sob a liderança do governo venezuelano, o povo venezuelano superará o desastre e reconstruirá seus lares o mais rápido possível. A parte chinesa está disposta a oferecer assistência dentro de suas capacidades, de forma apropriada, de acordo com as necessidades da Venezuela”.
