Mídia e soberania

Jornalistas promovem encontro online para debater desafios da tecnologia para a democracia

Evento será realizado nesta quinta-feira (30) e terá Sérgio Amadeu e Bia Barbosa como palestrantes

No audio source provided.
Palestrantes abordarão impactos do big data e inteligência artificial no trabalho dos jornalistas
Palestrantes abordarão impactos do big data e inteligência artificial no trabalho dos jornalistas | Crédito: Magnific

O Coletivo de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro realiza nesta quinta-feira (30) o debate “Soberania Digital: por que o controle da tecnologia e dos dados também define o futuro do jornalismo e da democracia” das 19h às 21h. O evento será online e gratuito e pretende discutir a relação entre tecnologia, inteligência artificial, plataformas digitais e democracia.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

O evento reunirá dois dos principais especialistas brasileiros no tema: Bia Barbosa, jornalista, integrante da Repórteres sem Fronteiras e representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e Sérgio Amadeu, sociólogo, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e referência nacional em tecnologia, inclusão digital e soberania digital.

“A gente não vai conseguir garantir que as reportagens, os debates, as opiniões que são democráticas ganhem a dimensão necessária na sociedade se nós não tivermos, basicamente, o controle, a regulamentação das big techs, da inteligência artificial e das tecnologias digitais. Não basta só localizar dados no Brasil, é preciso ter o controle”, defende Amadeu.

Regulamentar as big techs e a inteligência artificial é apenas parte do desafio, alerta o sociólogo. “Não basta que os dados estejam localizados no Brasil. É preciso controlar também as infraestruturas nas quais essas tecnologias operam”.

Tanto Amadeu quanto Barbosa irão detalhar as formas como esse controle acontece e estratégias para garantir que as matérias de interesse para o debate público ganhem alcance. Para a jornalista, a atividade é diretamente afetada pelo ambiente digital. “O jornalismo está no centro dessa discussão, seja porque sofre diretamente as consequências de um ambiente digital desregulado, seja porque o acesso a informações íntegras é decisivo para a tomada de decisões sobre o tema”, avalia.

Soberania Digital: por que o controle da tecnologia e dos dados também define o futuro do jornalismo e da democracia

Data: 30 de julho
Horário: 19h às 21h
Formato: On-line e gratuito

Inscrições: https://forms.gle/NuS2B4bVYdN3gdFr9

Editado por: Juliana Passos

|

Newsletter