Agenda Cultural

Universo da animação japonesa, shows gratuitos e esportes movimentam o fim de semana no Distrito Federal

Programação inclui exposição 'Yoshitaka Amano – Além da Fantasia', do artista visual da franquia Final Fantasy

No audio source provided.
Mostra apresenta mais de cinco décadas da trajetória de Yoshitaka Amano, artista conhecido pelo universo visual da franquia Final Fantasy
Mostra apresenta mais de cinco décadas da trajetória de Yoshitaka Amano, artista conhecido pelo universo visual da franquia Final Fantasy | Crédito: Lua Morales

Quem procura opções de lazer no Distrito Federal neste fim de semana vai encontrar uma programação variada. A agenda reúne festivais de música, exposições, espetáculos de teatro e dança, eventos esportivos, atividades para toda a família e experiências gastronômicas. Grande parte das atrações é gratuita e começa a partir desta quinta-feira (30).

Entre os destaques estão os dez anos do Festival Favela Sounds, que reúne artistas nacionais e internacionais na Praça do Museu Nacional, a exposição “Yoshitaka Amano – Além da Fantasia”, no CCBB Brasília, e a estreia do espetáculo “Samarina”, da atriz e bonequeira Fabíola Resende, no Espaço Cultural Renato Russo.

A programação ainda inclui o evento internacional de MMA LFA 238, apresentações do projeto Sesc Estação Blues, uma mostra de processos criativos em dança, a Semana Cultural do Chá, um encontro de carros antigos e uma festa dedicada aos clássicos da MTV.

Confira a seleção de eventos preparada pelo Brasil de Fato DF para os próximos dias.

Yoshitaka Amano – Além da Fantasia

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) recebe a exposição “Yoshitaka Amano – Além da Fantasia”, considerada a maior já realizada no Brasil dedicada ao artista japonês responsável por criar o visual da franquia Final Fantasy. A mostra reúne 218 obras originais vindas diretamente do Japão e apresenta um panorama da carreira de Amano, que há mais de cinco décadas atua nas áreas de animação, videogames, quadrinhos, moda e artes visuais.

Organizada em sete núcleos temáticos, a exposição percorre diferentes fases da trajetória do artista, desde os trabalhos produzidos para o estúdio Tatsunoko Production até criações para séries como Final Fantasy, Vampire Hunter D e Angel’s Egg. O percurso também reúne pinturas, ilustrações, objetos e obras inéditas, oferecendo ao público uma oportunidade de conhecer de perto a produção original de um dos principais nomes da cultura visual contemporânea.

Ao final da visita, os visitantes encontram uma experiência imersiva inspirada na série Devaloka, desenvolvida em parceria com a AYA Studio, que combina projeções, animações e desenho sonoro. A exposição tem entrada gratuita e permanece em cartaz até novembro.

Serviço

Data: até 1º de novembro

Local: CCBB Brasília

Horário: terça a domingo, das 9h às 21h

Entrada: gratuita, mediante retirada de ingresso (Link aqui)

Feira do Cordel

Feira do Cordel Brasileiro
7ª edição da Feira do Cordel Brasileiro acontece em Brasília | Crédito: Álvaro Bravo Júnior

Vai até domingo (2) a Feira do Cordel Brasileiro no espaço Caixa Cultural Brasília. O evento é gratuito e propõe encontros que envolvem poesia, música, xilogravura, performance e pensamento contemporâneo sobre a cultura popular. Além da exposição, a programação inclui oficinas de cordel e xilogravura.

As atividades ocorrerão em diferentes ambientes do centro cultural, que receberão exposições, oficinas, palestras, exibição de filmes, lançamentos de livros, apresentações artísticas e a Feira de Cordéis, Livros, Xilogravura e Artes Afins.

Nesta sexta (31), um debate sobre Inteligência Artificial (IA) questiona se o uso representa “vantagem ou aniquilamento da cultura popular”. No último dia, a palestra “Cordel Brasileiro: a autêntica poesia do povo”, será ministrada por Eduardo Macedo e mediada por João Bosco Bezerra Bonfim.

Serviço

7ª Feira do Cordel Brasileiro

Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4)

Data: até 2 de agosto

Entrada: gratuita

Favela Sounds celebra 10 anos com shows gratuitos em Brasília

Festival Favela Sounds celebra dez anos com shows gratuitos, debates e atividades formativas na Praça do Museu Nacional, em Brasília
Festival Favela Sounds celebra dez anos com shows gratuitos, debates e atividades formativas na Praça do Museu Nacional, em Brasília | Crédito: PC Cavera

O festival Favela Sounds comemora dez anos de trajetória com uma programação gratuita que ocupa a Praça do Museu Nacional nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Reconhecido por valorizar a produção cultural das periferias, o evento reúne artistas do rap, funk, tecnobrega, samba, trap e música eletrônica, além de promover debates, mentorias e rodadas de negócios voltadas ao mercado criativo.

A edição deste ano traz nomes como Gaby Amarantos, Valesca Popozuda, Kyan, Puterrier, Bia Soull, Ciça, DJ Cia e Stefanie, além de representantes do Distrito Federal, como Breno Alves, Novin Yarp, New Nay e Zapatta. A programação também inclui apresentações de artistas internacionais, reforçando o intercâmbio entre cenas musicais periféricas do Brasil e da África.

Além dos shows, o festival realiza o Favela Talks, conferência que reúne podcasts gravados ao vivo, showcases e atividades de formação para artistas e produtores culturais. Os shows serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial do festival no YouTube.

Serviço

Data: 31/7 e 01/08

Local: Praça do Museu Nacional da República

Horário: das 18h às 3h30

Entrada: gratuita, mediante a retirada de ingressos pelo Sympla (link aqui)

Calçadão Cultural

Neste sábado (1º) a segunda edição do Festival do Guará ocupa a Avenida Contorno, entre as QEs 13 e 21, no Guará II, com o Calçadão Cultural. O circuito convida o público a descobrir artistas locais e celebrar a identidade da região.

A cada esquina, uma nova linguagem artística se revela, refletindo a diversidade que consolidou o Guará como um território criativo do DF. São 24 atrações distribuídas pelo Calçadão Cultural, reunindo nomes de diferentes gerações e linguagens.

Realizado pelo Instituto Latinoamerica, em parceria com a Funarte, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e com produção da Deu Certo, a segunda edição do Festival do Guará teve início em julho, com o lançamento da Coletânea Artística e da Mostra de Artes Plásticas “Do Guará”.

Serviço

Calçadão Cultural – 2ª edição do Festival do Guará

Quando: sábado (1º), das 16h às 21h

Onde: Calçadão do Guará II, entre as QEs 13 e 21

Entrada gratuita

Mais informações no Instagram @do.guara

Monólogo afrodiaspórico

Monólogo escrito, concebido e interpretado por Likidah Mazindandú
Monólogo escrito, concebido e interpretado por Likidah Mazindandú | Crédito: Tatiana Reis

Estreia em Brasília o monólogo “Espiraldemí”, de Likidah Mazindandú. A temporada gratuita terá sua primeira sessão neste sábado (1º). O espetáculo propõe uma travessia entre passado, presente e futuro para revisitar memórias individuais e coletivas, questionando os processos históricos que moldaram a identidade brasileira.

A dramaturgia reflete sobre a história do Brasil a partir de perspectivas afrodiaspóricas. Rememorando histórias de brasileiros atravessados pela violência colonial e pelo Estado, a obra convida o público a refletir sobre a necessidade de construir uma política de memória e resistência. Entre lembranças pessoais e coletivas, investiga os impactos das políticas de embranquecimento, os apagamentos históricos produzidos pelo colonialismo e os caminhos de retorno às ancestralidades negras como possibilidade de construção de futuros.

Serviço

Espetáculo “Espiraldemí”

Data: 1º, 2, 8 e 9 de agosto

Horário: às 19h

Local: Espaço Pé Direito – Vila Telebrasília

Ingressos gratuitos mediante retirada antecipada pelo Sympla (neste link)

Acessibilidade: Todas as sessões contam com intérprete de Libras.

As apresentações dos dias 2 e 9 de agosto também terão audiodescrição.

Espetáculo de ventriloquia no Espaço Cultural Renato Russo

Com trilha executada ao vivo, Samarina homenageia as mulheres bonequeiras, erveiras e contadoras de histórias do Brasil.
Com trilha executada ao vivo, Samarina homenageia as mulheres bonequeiras, erveiras e contadoras de histórias do Brasil. | Crédito: Davi Mello

A atriz, bonequeira e pesquisadora Fabíola Resende estreia nesta sexta-feira (31) o espetáculo “Samarina”, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. A montagem utiliza a antiga técnica da ventriloquia para contar a história de uma boneca mezinheira que percorre diferentes lugares vendendo ervas, garrafadas, perfumes e histórias, em uma celebração da tradição do teatro popular de bonecos e das culturas populares brasileiras.

Com trilha sonora executada ao vivo por Maísa Arantes, o espetáculo também homenageia as mulheres bonequeiras, contadoras de histórias e erveiras do país. A dramaturgia, escrita por Fabíola Resende em parceria com Luciana Meireles e Odília Nunes, dialoga com a tradição do mamulengo e propõe uma reflexão sobre o protagonismo feminino em uma linguagem historicamente marcada pela presença masculina.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), “Samarina” conta ainda com acessibilidade em Libras e audiodescrição. Após a estreia em Brasília, o projeto seguirá com circulação e ações formativas, incluindo uma oficina gratuita de teatro popular de bonecos voltada para mulheres e meninas.

Serviço

Data: sexta (31)

Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)

Horário: 19h30

Entrada: gratuita

Classificação indicativa: 12 anos

Acessibilidade: Libras e audiodescrição

Programa Mergulhos na Criação encerra ciclo com mostra gratuita

Nove artistas do Distrito Federal apresentam processos criativos desenvolvidos ao longo de seis meses de formação em dança e artes performática
Nove artistas do Distrito Federal apresentam processos criativos desenvolvidos ao longo de seis meses de formação em dança e artes performáticas | Crédito: Luciana Lara.

O Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança realiza neste domingo (2) o encerramento do programa “Mergulhos na Criação – Programa para Criadores em Dança e Artes Performáticas”. A mostra apresenta ao público o estágio atual das pesquisas desenvolvidas por nove artistas do Distrito Federal ao longo de seis meses de formação, mentorias e residências artísticas.

Cada participante apresentará cerca de 20 minutos de um trabalho autoral, compartilhando processos criativos que futuramente poderão se transformar em espetáculos. Após as apresentações, artistas e público participam de um bate-papo sobre as pesquisas e os caminhos da criação em dança e performance.

Com entrada gratuita, o evento contará com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição durante as apresentações e intérprete de Libras no debate. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Serviço

Data: domingo (2)

Local: Sala 3 do Centro de Dança do DF

Horário: das 14h às 18h

Entrada: gratuita (plateia limitada)

Brasília recebe uma das principais ligas de MMA

Evento internacional de MMA reúne atletas brasileiros e estrangeiros na Arena BRB Nilson Nelson
Evento internacional de MMA reúne atletas brasileiros e estrangeiros na Arena BRB Nilson Nelson | Crédito: Divulgação LFA Brasil

A Arena BRB Nilson Nelson recebe nesta sexta-feira (31) o LFA 238, evento do Legacy Fighting Alliance, organização considerada uma das principais portas de entrada para o UFC. A programação reúne atletas brasileiros e estrangeiros, além de lutadores do Distrito Federal, consolidando Brasília como uma das sedes do circuito internacional de artes marciais mistas.

Esta será a quinta edição do LFA realizada na capital federal e a segunda em 2026. Além das lutas profissionais, a semana do evento contou com atividades voltadas à formação de novos talentos, como o R1 Fighting Series, competição de acesso ao público mediante ingresso solidário e doação de alimentos.

O card integra o calendário internacional da organização e promete confrontos entre alguns dos principais nomes em ascensão no MMA nacional e internacional, reforçando a tradição de Brasília na modalidade.

Serviço

Data: sexta-feira (31)

Local: Arena BRB Nilson Nelson

Horário: abertura dos portões às 17h

Entrada: gratuita, mediante a retirada de ingressos (link aqui)

Auto Parque 2026 reúne carros antigos, atrações infantis e gastronomia

Exposição de carros antigos, atrações culturais e espaço gastronômico integram a programação do Auto Parque 2026, no Parque da Cidade
Exposição de carros antigos, atrações culturais e espaço gastronômico integram a programação do Auto Parque 2026, no Parque da Cidade | Crédito: Divulgação Auto Parque

O Pavilhão do Parque da Cidade recebe, nos dias 1º e 2 de agosto, o Auto Parque 2026, evento dedicado ao antigomobilismo e à cultura automotiva. A programação reúne exposição de veículos, atividades voltadas para toda a família e espaços de convivência para apaixonados por carros de diferentes épocas.

Além da mostra de automóveis, o público poderá aproveitar área infantil, apresentações de teatro, shows musicais, praça gastronômica e espaços para fotos. A iniciativa também incentiva a participação de colecionadores e expositores, que podem inscrever seus veículos para integrar a programação.

Com entrada solidária e gratuita mediante retirada de ingresso, o evento conta com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e busca reunir entusiastas do setor, turistas e famílias em um fim de semana de lazer.

Serviço

Data: 1º e 2 de agosto

Local: Pavilhão do Parque da Cidade

Horário: conforme programação do evento

Entrada: gratuita, mediante retirada de ingresso pelo Sympla

Programação dedicada à cultura do chá

Evento reúne produtores, especialistas e apreciadores da bebida em uma programação voltada à cultura do chá
Evento reúne produtores, especialistas e apreciadores da bebida em uma programação voltada à cultura do chá | Crédito: Divulgação Escola de Chá Embahú

A Feira da Lua, no Shopping Gilberto Salomão, recebe nos dias 1º e 2 de agosto uma programação especial dedicada à cultura do chá. A iniciativa integra a Semana Cultural do Chá no Brasil e reúne produtores, especialistas e empreendedores para apresentar ao público diferentes variedades da bebida, seus modos de preparo e tradições.

Durante o evento, os visitantes poderão participar de degustações, workshops, palestras e experiências sensoriais, além de conhecer chás produzidos no Brasil e em países como Japão, China, Índia, Taiwan e Coreia do Sul. A programação também inclui harmonizações gastronômicas, produtos artesanais e oficinas.

Voltado tanto para apreciadores quanto para quem deseja conhecer mais sobre o universo do chá, o evento busca valorizar a produção nacional e ampliar o acesso à cultura ligada à bebida.

Serviço

Data: 1º e 2 de agosto

Local: Shopping Gilberto Salomão

Horário: 10h às 20h

Entrada: gratuita

Festa Push the Tempo celebra clássicos da MTV

Clássicos do pop, rock e dance embalam edição especial da Push the Tempo em homenagem ao aniversário da MTV
Clássicos do pop, rock e dance embalam edição especial da Push the Tempo em homenagem ao aniversário da MTV | Crédito: Divulgação Ambar

A casa ām.bar promove neste sábado (1º) uma edição especial da festa “Push the Tempo” em homenagem ao aniversário de estreia da MTV. A proposta é revisitar os sucessos que marcaram os videoclipes e as pistas de dança entre as décadas de 1990 e 2000.

Ao longo da noite, os DJs apresentam um repertório formado por clássicos do pop, rock, dance e outros gêneros que fizeram parte da programação da emissora, recriando a atmosfera da chamada era de ouro da MTV.

Inspirada em programas como “Disk MTV” e “Top 20 Brasil”, a festa convida o público para uma viagem nostálgica por hits que marcaram gerações.

Serviço

Data: 1º de agosto

Local: ām.bar

Horário: a partir das 18h

Entrada: R$ 15,00 conforme bilheteria do evento (Link aqui)

Sesc Estação Blues homenageia mulheres negras na música

Lady Trucker, Laady B e Marlene Souza Lima são as atrações da nova edição do Sesc Estação Blues, na 504 Sul
Lady Trucker, Laady B e Marlene Souza Lima são as atrações da nova edição do Sesc Estação Blues, na 504 Sul | Crédito: Divulgação SESC

O projeto Sesc Estação Blues retorna nesta quinta-feira (30) ao Teatro Ary Barroso, na unidade do Sesc da 504 Sul. A edição presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, reunindo artistas que dialogam com o blues, a black music e a música brasileira.

A programação traz a cantora norte-americana Lady Trucker, acompanhada pela banda Simi Brothers, além da cantora Laady B e da guitarrista Marlene Souza Lima, que apresenta um show inédito em comemoração aos seus 40 anos de carreira. O poeta Ciclone na Moringa participa como convidado especial.

Com entrada gratuita, o projeto busca valorizar artistas negras e promover o intercâmbio entre diferentes expressões musicais, consolidando o Sesc Estação Blues como um dos principais espaços dedicados ao gênero no Distrito Federal.

Serviço

Data: quinta-feira (30)

Local: Teatro Ary Barroso – Sesc 504 Sul

Horário: 18h às 21h30

Entrada: gratuita

Campeonato Nacional de Sinuca

Ginásio do Cruzeiro recebe a primeira edição do Campeonato Nacional de Sinuca, que reúne alguns dos principais jogadores da modalidade no país
Ginásio do Cruzeiro recebe a primeira edição do Campeonato Nacional de Sinuca, que reúne alguns dos principais jogadores da modalidade no país | Crédito: Divulgação

Brasília recebe, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, a primeira edição do Campeonato Nacional de Sinuca, que será realizado no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. O evento reúne alguns dos principais atletas da modalidade no país e promete quatro dias de disputas, desafios e premiações para os competidores.

O principal destaque da programação será o confronto entre Baianinho de Mauá, conhecido como o “Rei da Sinuquinha”, e Gugu sem Medo, um dos jovens talentos da sinuca brasileira. A partida está marcada para o dia 1º de agosto, às 19h30, e terá premiação de R$ 50 mil, sendo um dos momentos mais aguardados do campeonato.

Além do duelo principal, a programação inclui torneios, desafios e a competição oficial do campeonato, com premiações ao longo dos quatro dias de evento. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 25, e a expectativa é reunir fãs da modalidade e atletas de diferentes estados.

Serviço

Data: 30/7 a 2/08

Local: Ginásio de Esportes do Cruzeiro

Horário: a partir das 16h

Entrada: ingressos a partir de R$ 25 (link aqui)

Acesso livre e lazer garantido

Para quem prefere passeios ao ar livre, seguem como opções o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico de Brasília. O zoológico funciona de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h30 às 17h, enquanto o Jardim Botânico abre de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita aos domingos.

Também é possível chegar aos atrativos sem gastar com transporte público aos domingos e feriados. Pelo programa Vai de Graça, usuários podem utilizar gratuitamente os ônibus e o metrô do Distrito Federal, ampliando o acesso a espaços de lazer, cultura e turismo em diferentes regiões da capital.


Apoie a comunicação popular no DF:

Faça uma contribuição via Pix e ajude a manter o jornalismo regional independente. Doe para [email protected]

Faça uma sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, por meio do número de WhatsApp do BdF DF: 61 98304-0102

Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das notícias da região.

Entre em nosso canal no WhatsApp e acompanhe as atualizações.

Editado por: Clivia Mesquita

|

Newsletter