Crise no transporte

Greve na CPTM entra no 2º dia devido à ausência de garantias do governo estadual

Paralisação nas linhas 11, 12 e 13 afeta milhares; categoria e governo têm audiência de conciliação ao meio-dia

No audio source provided.
A Trivia trens é a nova operadora das linhas 11, 12 e 13, que pertenciam à CPTM
A Trivia Trens assumiu por apenas três dias as linhas 11, 12 e 13, que pertenciam à CPTM | Crédito: Divulgação/Trivia Trens

Pelo segundo dia consecutivo, os passageiros que dependem das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entregues para a terceirizada Trivia Trens, enfrentam dificuldades em São Paulo (SP). A greve dos ferroviários foi mantida em assembleia na noite de terça-feira (4), após o primeiro dia de paralisação terminar sem acordo entre a categoria e o governo estadual.

A operação da Linha 11-Coral ocorre de forma reduzida nesta quarta-feira (5), circulando apenas entre as estações Barra Funda-Palmeiras e Guaianases. No trecho entre Guaianases e Estudantes, o atendimento aos passageiros é realizado exclusivamente por ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).

Na Linha 12-Safira, os trens operam apenas no trajeto entre Brás e Engenheiro Goulart. Para o percurso entre Engenheiro Goulart e Calmon Viana, a CPTM também acionou o auxílio emergencial de ônibus.

Já a Linha 13-Jade, que liga a capital ao Aeroporto de Guarulhos, funciona com intervalos maiores entre as composições e o apoio do sistema Paese.

Em nota divulgada na noite de terça-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil reiterou que a manutenção do movimento é uma resposta direta à ausência de uma “garantia concreta por escrito” por parte da gestão estadual.

A categoria afirma que, apesar das rodadas de negociação ocorridas no dia, o governo ainda não formalizou o compromisso de preservar os postos de trabalho de todos os funcionários da CPTM, o que permanece como a principal exigência dos trabalhadores.

O reflexo da paralisação nas ruas da capital é severo, com a cidade registrando 750 quilômetros de engarrafamento na manhã desta quarta-feira. A velocidade média dos ônibus nos corredores caiu para 21 km/h no sentido centro e 19 km/h no sentido bairro.

De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a zona oeste é a região com maior lentidão, somando 173 km de tráfego intenso. Na sequência aparecem a zona leste, com 141 km, e a zona sul, com 128 km de congestionamento. A zona norte registra 102 km de lentidão, enquanto o centro apresenta a situação mais tranquila, com 64 km.

A Prefeitura de São Paulo manteve a suspensão do rodízio municipal de veículos para automóveis nos períodos da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h). As faixas exclusivas de ônibus, no entanto, permanecem restritas e as demais limitações, como o rodízio de caminhões e zonas de restrição a fretados, seguem vigentes.

No sistema metroviário, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata anteciparam a abertura para as 4h e operam com reforço na frota de trens em circulação. Ônibus do plano Paese também foram distribuídos para cobrir os eixos ferroviários afetados pela greve parcial.

O impasse central do movimento envolve a concessão das linhas 11, 12 e 13 para a empresa Trivia Trens, concluída em julho deste ano. A categoria exige garantias formais de manutenção dos postos de trabalho, visto que cerca de 1.300 dos 4.648 funcionários ainda não foram realocados após a privatização.

Uma audiência de conciliação está agendada para as 12h desta quarta-feira entre o sindicato, a CPTM e o governo do estado de São Paulo. O encontro no Tribunal Regional do Trabalho deve definir a continuidade ou o encerramento da greve.

O sindicato afirma que a greve poderá ser encerrada assim que o Estado formalizar o compromisso de estabilidade, e diz que a mobilização visa garantir segurança jurídica para os milhares de profissionais que dedicaram suas carreiras ao transporte público paulista.

Editado por: Rafaella Coury

|

Newsletter