Eleições 2026

No Brasil, mulheres representam 51% da população; nas urnas, apenas uma disputará a presidência

Samara Martins é dentista, já disputou a eleição presidencial de 2022 pela UP e integrou o movimento estudantil

No audio source provided.
Samara Martins é dentista e disputará a presidência pela segunda vez, a primeira liderando uma chapa, em 2026
Samara Martins é dentista e disputará a presidência pela segunda vez, a primeira liderando uma chapa, em 2026 | Crédito: Reprodução/Instagram Samara Martins

O Censo de 2022 mostra que 51,5% da população brasileira são mulheres, valor que representa 104,5 milhões de habitantes do país. Nas urnas, em outubro, o país terá 11 candidatos disputando a presidência, mas apenas uma presidenciável, Samara Martins (UP).

Com o fim do prazo das conferências dos partidos, a disputa presidencial terá, além de Martins, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo), Leonardo Avalanche (PRTB), Edmilson Rodrigues (PCB), Hertz Dias (PSTU), Augusto Cury (Avante) e Wilson Grassi (Democrata).

Entre líder e vice de chapa, dos 21 candidatos, apenas quatro são mulheres, e Samara Martins lidera a única composição completamente feminina. Sua sócia na disputa presidencial será a guarda portuária Raquel Brício (UP).

As outras mulheres que aparecerão nas urnas são Vanessa Portugal (PSTU), vice de Hertz Dias; Cleusa Santos (PCB), que compõe a chapa com Edmilson Rodrigues; e Tenente Dalma (PRTB), com Leonardo Avalanche. Nenhuma das candidaturas aparece entre os nomes mais competitivos, de acordo com as pesquisas.

Entre os 11 presidenciáveis, apenas o veterinário Wilson Grassi ainda não apresentou seu vice. O Democrata perdeu o prazo para a apresentação da chapa, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se encerrava na última quarta-feira (5).

A presidenciável

Samara Martins tem 38 anos e é dentista. Em 2022, ela também disputou a presidência, na chapa da UP liderada por Leo Péricles, presidente nacional da legenda. A presidenciável foi diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) e também militava na Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande BH (AMES-BH).

Editado por: Rafaella Coury

|

Newsletter