RELAÇÕES BILATERAIS

Chanceleres do Brasil e da Venezuela discutem cooperação bilateral em conversa telefônica

Félix Plasencia e Mauro Vieira trataram de ajuda humanitária e da retomada da agenda diplomática entre os países

No audio source provided.
Os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira (à esquerda), e da Venezuela, Félix Plasencia (à direita).
Os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira (à esquerda), e da Venezuela, Félix Plasencia (à direita). | Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil-Yuri Kochetkov/Pool/AFP

Os ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Félix Plasencia, e do Brasil, Mauro Vieira, conversaram por telefone nesta quinta (13). A informação foi divulgada pelo diplomata venezuelano em sua conta na rede social X. No contato, os representantes discutiram a ampliação da agenda de cooperação e o fortalecimento dos laços entre as duas nações.

Plasencia agradeceu novamente o apoio do governo brasileiro após os terremotos de 24 de junho de 2026. O Brasil enviou equipes de resgate, profissionais de saúde e suprimentos para ajudar as vítimas da tragédia natural. Os ministros também falaram sobre ações para a construção de moradias e o intercâmbio de experiências na formação de diplomatas.

Outro ponto tratado foi a integração nas áreas comercial e de cooperação internacional. Mauro Vieira ofereceu compartilhar o trabalho realizado pelo Itamaraty e pela Agência de Cooperação Brasileira com o governo vizinho. Plasencia convidou o ministro brasileiro para uma visita oficial à Venezuela com o objetivo de consolidar uma folha de rota comum.

“Coincidimos na importância de avançar no intercâmbio de experiências em matéria de formação de nossos funcionários diplomáticos. Igualmente, no âmbito da fusão da nossa Chancelaria e da pasta de Comércio Exterior, o Chanceler ofereceu compartilhar o trabalho realizado a partir do Itamaraty, considerando a importante experiência brasileira em matéria diplomática e comercial desde a Agência de Cooperação Brasileira”, escreveu o chefe da diplomacia venezuelana. 

“Por último, expressei a importância que reveste sua próxima visita ao nosso país, proposta que foi considerada positivamente pelo Ministro Vieira, a fim de avançar em uma folha de rota binacional para aprofundar os laços de amizade e cooperação que nos unem”, finalizou. 

Também por meio de nota, o Itamaraty confirmou o contato telefônico e disse que os ministros “convergiram quanto à importância das relações entre Brasil e Venezuela e ao compromisso de seguir intensificando a cooperação e fortalecendo os laços de amizade entre os dois países”.

O diálogo marca o avanço na reaproximação diplomática após um período de distanciamento. A relação foi afetada anteriormente pelo não reconhecimento brasileiro do resultado eleitoral venezuelano de 2024 e por divergências sobre a entrada do país no Brics. 

Na última semana, uma comitiva brasileira, liderada pela embaixadora em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira, já havia se reunido com funcionários da chancelaria venezuelana para tratar de parcerias estratégicas.

Editado por: Gia Matheus Almeida

|

Newsletter