Eleições 2026

Ex-vice de candidato do PL declara voto em Eduardo Paes, que amplia leque de apoios na Baixada Fluminense

PP desiste de formar coligação partidária para eleições majoritárias e libera filiados para formalizarem alianças

No audio source provided.
Da esquerda para a direita: Eduardo Paes, Rogério Lisboa, Pedro Paulo e Dudu Reina formalizam aliança
Da esquerda para a direita: Eduardo Paes, Rogério Lisboa, Pedro Paulo e Dudu Reina formalizam aliança em encontro em café | Crédito: Pedro Paulo/Reprodução Instagram

Cerca de um mês após anunciar oficialmente a desistência de concorrer como vice na chapa de Douglas Ruas (PL), o ex-prefeito de Nova Iguaçu Rogério Lisboa (PP) anunciou apoio à candidatura de Eduardo Paes (PP). Em vídeo publicado nas redes sociais, Lisboa disse que tomou a decisão por considerar que Paes tem mais experiência no comando do Executivo. Além disso, explicou que o PP decidiu pela neutralidade nas eleições majoritárias, mas liberou seus candidatos e filiados para realizar apoios individuais.

Em nova demonstração de apoio, o perfil do ex-prefeito da capital publicou uma foto ao lado de Lisboa, do candidato Pedro Paulo (PSD) e do atual prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PP). Na legenda, Paes declarou a Baixada Fluminense como prioridade de seu governo. “[A região] é um dos grandes motores que movem o estado do Rio. E Nova Iguaçu é uma região estratégica para toda a região metropolitana”.

O anúncio não foi surpresa para os pesquisadores do Laboratório de Partidos, Eleições e Política Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lappcom/UFRJ). Em relatório de fevereiro, eles já indicavam essa possível aproximação.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? :: 

A região reúne 20% do eleitorado do estado e é fundamental para a conquista de uma cadeira no Palácio Guanabara. Entre outros prefeitos da região que também declararam apoio a Paes estão Netinho Reis (MDB), de Duque de Caxias; Glauco Kaizer (União), de Queimados; e Jamille Cozzolino (MDB), de Magé.

O Lappcom também chama a atenção para o fato de que a composição partidária da bancada de deputados federais do Rio é similar à do próprio Congresso Nacional. Apenas 15 dos 46 deputados integram a base do governo. Os pesquisadores entendem que a eleição de Paes, primeiro colocado nas pesquisas de opinião, pode mudar esse cenário. “Se a tendência verificada entre 2018 e 2022 se mantiver, o Rio de Janeiro pode oferecer uma bancada mais robusta para o eventual quarto mandato do presidente Lula, contribuindo de forma mais significativa para a governabilidade do próximo governo”, diz o relatório.

Editado por: Juliana Passos

|

Newsletter