Teoria essencial

Curso Livre Marx-Engels da Boitempo inicia ciclo em SP e informa aulas pela 1ª vez em novas cidades

Com duração de um mês, formação aborda bases teóricas do marxismo em diálogo com pautas contemporâneas

No audio source provided.
Desenho da coleção sobre a obra de Marx e Engels.
Desenho da coleção sobre a obra de Marx e Engels. | Crédito: Divulgação

Um olhar sobre as bases teóricas do marxismo em diálogo com questões contemporâneas como a opressão à mulher, as discussões anticolonialistas e a questão judaica. Essa é a proposta do Curso Livre Marx-Engels, organizado pela editora Boitempo, que terá uma nova turma em São Paulo a partir desta segunda-feira (17). Após a capital paulista, outras cidades brasileiras receberão uma versão do curso ainda neste semestre.

A editora realiza o curso há 18 anos, baseado na antologia “O essencial de Marx e Engels”, que reúne uma base sólida sobre as teorias e ideias elaboradas pelos dois pensadores.

O curso, com duração de um mês, contará, em São Paulo, com os sociólogos Ricardo Antunes, Maria Lygia Quartim de Moraes, Deivison Faustino (especialista em colonialismo) e Ruy Braga, e os historiadores Valério Arcary, Luiz Bernardo Pericás, Antonio Carlos Mazzeo, e Arlene Clemesha (especialista na questão palestina).

Nascida em 2008, a iniciativa se propõe a formar leitores para as obras de Karl Marx e Friedrich Engels. A primeira versão já mostrou o interesse pelo tema, quando o sociólogo Chico de Oliveira, falecido em 2019, levou cerca de mil pessoas ao ginásio do Anhembi para ouvir sobre o Manifesto Comunista.

A Boitempo desenvolve, desde 1998, um trabalho de recuperação da obra dos autores, com traduções diretamente dos originais. Atualmente, a coleção Marx-Engels conta com mais de 35 títulos no catálogo.

Para mais informações, acesse o site da Boitempo.

Editado por: Gia Matheus Almeida

|

Newsletter