Das 195 candidaturas lançadas aos governos estaduais no pleito deste ano, apenas três concorrentes se declararam indígenas à Justiça Eleitoral, de acordo com levantamento feito pelo Brasil de Fato. O número equivale a escassos 1,5% do total de postulantes no país. Apesar do contingente reduzido, o grupo carrega papel de destaque no cenário nacional graças à candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT), atual governador da Bahia, que disputa a reeleição neste ano.
Engenheiro agrônomo e professor universitário de 60 anos, Jerônimo é natural de Aiquara, município no interior baiano situado a 400 quilômetros de Salvador. Sua trajetória pública começou na década de 1990, por meio da atuação em movimentos estudantis, período em que se filiou ao PT.
Ao longo de sua carreira, acumula vasta experiência na gestão pública, tendo atuado como secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial e assessor especial no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).
Na gestão de Rui Costa na Bahia, Jerônimo assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural em 2015 e a Secretaria da Educação em 2019. Em 2022, fez sua estreia em disputas majoritárias e foi eleito governador baiano no segundo turno com 52,75% dos votos válidos, derrotando ACM Neto (UB), que também será seu adversário em 2026.
No Centro-Oeste, o representante indígena é o professor Daniel Lemes Vasques (PCO), que disputará o governo de Mato Grosso do Sul. Liderança do povo Guarani-Kaiowá, Daniel construiu sua trajetória vinculada à defesa dos direitos territoriais e à educação escolar indígena no estado.
Ele já havia feito história na política local em 2024, quando se tornou o primeiro indígena a lançar candidatura à prefeitura de Amambai, município marcado por intensos conflitos fundiários e por uma das maiores populações originárias do estado, quando teve 678 votos (1,81%).
Completando o trio de candidaturas originárias, o Amazonas terá na disputa o advogado e liderança indígena Isael Munduruku. Com atuação no direito socioambiental e na organização comunitária, Isael é cacique-geral do Parque das Tribos, localizado na zona oeste de Manaus e reconhecido como a maior comunidade indígena urbana do país, onde vivem milhares de famílias de dezenas de etnias diferentes.
