A Universidade de Brasília (UnB) vai promover, entre agosto e outubro, o “Seminário Espírito do Tempo – Mudança de Época”, que reúne especialistas para debater e refletir sobre os principais desafios do século 21. A programação é variada e discute temas como justiça social, religião, mudanças climáticas, uso de inteligência artificial e disputas geopolíticas.
O primeiro bloco do evento conta com cinco palestras e começa na próxima segunda-feira (24), se estendendo até sexta (28). Encontros ocorrem no Auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, às 17h.
Os debates serão focados em dez eixos temáticos relacionados às transformações econômicas, ambientais, tecnológicas, políticas, sociais e culturais do mundo. Os palestrantes vão abordar sobre os temas a partir da contextualização na atualidade e da posição do Brasil. As reflexões do evento serão reunidas em um livro, que será publicado após o segundo bloco do seminário.
Para participar, os interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line, pelo qual também é possível enviar perguntas aos palestrantes.
Programação
Integrando a inauguração do evento nesta segunda (24), a programação conta com o debate “A Nova Ordem Mundial: Geopolítica, Multipolaridade e Sul Global”, sob condução do jornalista e correspondente internacional Jamil Chade e da economista mexicana Ana Esther Ceceña. A dupla discutirá as transformações na arquitetura do poder mundial, as disputas geopolíticas entre grandes potências e o papel do Brasil em um cenário de desafios como segurança energética e mudanças climáticas.
Na terça (25), o tema central será “Economia Mundial, Desigualdade e Desenvolvimento em Tempos de Crise”, com palestras do professor e especialista em finanças José Kobori e da economista Juliane Furno. Eles farão uma reflexão sobre os impactos das crises econômicas e do avanço das economias emergentes, discutindo alternativas para um desenvolvimento mais sustentável.
Já na quarta (26) a programação será sobre “Emergência Climática, Transição Ecológica e Disputa por Recursos Estratégicos”. Estarão presentes a professora do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da UnB, Mercedes Bustamante, referência internacional em pesquisas sobre mudanças climáticas, e a pesquisadora e ativista indígena Eva Potiguara. Serão abordados os impactos da crise climática e o papel do Brasil em pressões externas, em conflitos territoriais e como ator com capacidade de influenciar os termos da transição ecológica global.
No campo da tecnologia, o debate de quinta (27) discutirá o tema “Inteligência Artificial, Desinformação e Poder das Plataformas Digitais”, guiado pela jornalista e coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Renata Mielli, e pelo cientista da computação Virgílio Almeida. Eles tratarão dos desafios éticos, sociais e políticos da inteligência artificial; da disseminação da desinformação e da regulação das plataformas digitais.
Para encerrar o primeiro bloco, a palestra de sexta (28) contará com a mesa “A Interseção entre Política e Religião”, com o teólogo Jung Mo Sung e a socióloga Christina Vital da Cunha. A discussão será em torno de como os valores religiosos influenciam a vida pública, as democracias contemporâneas e os debates sobre direitos, participação política e justiça social.
O segundo bloco do projeto está previsto para começar em 28 de setembro e será voltado a movimentos e transformação social; feminismo; racismo; democracia liberal, crise de representação e o fenômeno do neofascismo; e tendências e desafios das universidades frente às transformações econômicas, ambientais, sociais, políticas e culturais no planeta.
Serviço
Primeiro bloco Seminário Espírito do Tempo – Mudança de Época
Data: segunda (24) a sexta (28)
Horário: 17h
Localização: Auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte
Entrada: gratuita
Inscrições e envio de perguntas por meio do formulário on-line
Apoie a comunicação popular no DF:
Faça uma contribuição via Pix e ajude a manter o jornalismo regional independente. Doe para [email protected]
Entre em nosso canal no Whatsapp e acompanhe as atualizações.
Faça uma sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, por meio do número de Whatsapp do BdF DF: 61 98304-0102

