Sem detalhes

Kremlin confirma contato entre CIA e inteligência russa em Moscou e nega reunião com Putin

Diretor da agência dos EUA realizou visita relâmpago não programada à capital da Rússia; agenda não foi divulgada

No audio source provided.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversa com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante uma reunião em 10 de outubro de 2025.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversa com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante uma reunião em 10 de outubro de 2025.

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, declarou nesta quarta-feira (26) que o diretor da CIA — a agência de inteligência dos Estados Unidos –, John Ratcliffe, não se reuniu com o presidente Vladimir Putin durante sua rápida e inesperada visita a Moscou na terça-feira (25).

De acordo com o porta-voz, houve contato entre os serviços de inteligência dos dois países, e o presidente foi informado sobre os resultados. Ao mesmo tempo, Peskov não forneceu detalhes sobre o conteúdo das reuniões que aconteceram em Moscou.

“Eu só posso dizer que houve contatos entre os serviços de inteligência. Posso dizer que não houve nenhum encontro com o presidente da Rússia. E isso é tudo o que eu posso dizer sobre este tema. É claro que o presidente Putin está sendo informado de tudo isso imediatamente”, afirmou.

Ao comentar se a visita do diretor da CIA pode refletir em uma melhora nas relações bilaterais entre Rússia e EUA diante da atual crise entre os dois países, Peskov afirmou que o contato entre os serviços de inteligência é positivo, mas disse que ainda é cedo dizer se isso pode refletir em uma melhora nas relações.

“Os contatos entre os serviços especiais são, por si só, positivos. É um processo positivo. Estes contatos acontecem mesmo nos momentos mais difíceis das relações bilaterais, o que foi inclusive já dito pelo presidente [Vladimir Putin]. Mas o que isso pode significar em geral para o resultado das nossas relações bilaterais diante da profunda crise em que se encontram, ainda é cedo dizer”, concluiu.

Visita inesperada

A presença inesperada de John Ratcliffe em Moscou foi marcada por especulação. Inicialmente, foi relatado que um avião militar dos EUA teria aterrissado na capital russa. Posteriormente, fontes ouvidas pela rede de televisão CBS e pela agência Axios informaram que o diretor da CIA, John Ratcliffe, poderia estar a bordo da aeronave. Em seguida, outros veículos dos EUA confirmaram a mesma notícia.

A viagem de Ratcliffe é a primeira visita de um diretor da CIA a Moscou desde novembro de 2021, quando o então chefe da agência, William Burns, se reuniu com o presidente Vladimir Putin. O encontro ocorreu poucos meses antes do início da guerra na Ucrânia.

Já o último encontro de alto nível entre representantes do governo dos Estados Unidos e autoridades russas em Moscou ocorreu em janeiro deste ano, quando os enviados americanos Steve Witkoff e Jared Kushner se reuniram com Putin para discutir as negociações sobre a guerra na Ucrânia.

Editado por: Geisa Marques

|

Newsletter