Memória

Livro que conta história da Campanha Lula Livre será lançado em Curitiba nesta sexta-feira (28)

Programação inclui conversa com autor, o jornalista Haroldo Ceravolo Sereza, e outras atividades para recordar movimento

No audio source provided.
Lançamento do livro “Um por todos, todos por Lula: a Campanha Lula Livre e a luta dos brasileiros para tirá-lo do cárcere”
Haroldo Ceravolo Sereza é editor, jornalista e professor. | Crédito: Haroldo Ceravolo Sereza/Arquivo pessoal

Nesta sexta-feira, 28, a sede da APP-Sindicato em Curitiba recebe o lançamento do livro “Um por todos, todos por Lula: a Campanha Lula Livre e a luta dos brasileiros para tirá-lo do cárcere”. A programação começa às 19h e inclui bate-papo com o autor Haroldo Ceravolo Sereza, exposições e atividades culturais. A entrada é gratuita.

Jornalista e professor, Sereza conta que tinha o desejo de lançar a obra na capital paranaense em razão da Vigília Lula Livre. “Curitiba foi uma cidade central na defesa da democracia brasileira e na liberdade de Lula. Sem a Vigília, tudo teria ficado mais difícil. A vigília inspirou não só as pessoas que passaram por ela, mas também as que receberam notícias e informações sobre o que acontecia ali”, lembra.

O livro conta com entrevistas, relatos, documentos e fotos históricas para remontar a história da Campanha Lula Livre. Entre 2018 e 2019, a mobilização se espalhou pelo Brasil e envolveu a Vigília Lula Livre, atos, protestos, shows, caravanas de apoiadores, cartas enviadas ao presidente, ativismo digital, além do debate público e da batalha jurídica que apontavam para a fragilidade das acusações contra Lula.

Para o autor, a campanha nacional pela liberdade de Lula — que reuniu militantes, juristas, movimentos sociais, artistas e cidadãos comuns — foi uma das mais bem-sucedidas mobilizações cívicas da história recente do Brasil. 

Lançamento terá debate, sessão de autógrafos e exposição de fotos. | Crédito: Foto: Divulgação / Editora Autêntica

A Vigília Lula Livre

Ao longo de 580 dias, militantes de movimentos populares, sindicatos, partidos de esquerda e apoiadores de várias regiões do Brasil acamparam na frente da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso o presidente. A ação pressionava os órgãos públicos e denunciava a ilegalidade da prisão de Lula.

Iniciada em 7 de abril de 2018, data da prisão, e encerrada em 9 de novembro de 2019, logo após sua soltura, a vigília teve grande repercussão nacional, com atos, manifestações, conferências, formações, entre outras atividades diárias organizadas pela militância. Segundo o Museu da Lava Jato, cerca de 200 mil pessoas passaram pela vigília.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Um por todos, todos por Lula: a Campanha Lula Livre e a luta dos brasileiros para tirá-lo do cárcere”, de Haroldo Ceravolo Sereza, em Curitiba.
Quando: Sexta-feira, 28 de agosto, às 19h.
Local: APP Sindicato (Avenida Iguaçu, 880, bairro Rebouças – Curitiba)
Evento gratuito

Editado por: Gia Matheus Almeida

|

Newsletter