A Consultoria Quaest divulgou terça-feira (25) sua nova pesquisa de intenção de votos para o governo do estado e Senado no Rio de Janeiro. O questionário foi aplicado a 1.302 eleitores no período de 21 a 24 de agosto e a pesquisa foi encomendada pela Globo Comunicação e Participações.
O levantamento atualiza a preferência do eleitorado fluminense faltando pouco mais de um mẽs para o primeiro turno. Na última rodada de pesquisas, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) aparecia na liderança em todos os cenários estimulados, seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) Douglas Ruas (PL) na segunda posição.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
Os novos números da pesquisa estimulada para o primeiro turno trazem Eduardo Paes com 37% das intenções de voto, seguido por Douglas Ruas com 14% e Garotinho (Republicanos), que ainda depende de decisão da justiça eleitoral para confirmar sua candidatura, com 7% e William Siri (Psol) com 3%.
Coronel Busnello (Missão), Cyro Garcia (PSTU) e Juliete (UP) registraram 1%. Luan Monteiro (PCO) e André Marinho (Novo) não pontuaram. Votos brancos e nulos registram 16%, enquanto os indecisos representam 20%.
A pesquisa da Quaest também testou cenários de segundo turno para o Executivo estadual. Em um eventual embate direto entre Eduardo Paes e Douglas Ruas, o candidato do PSD lidera com 50% contra 20% do postulante do PL. Já em uma simulação de segundo turno entre Paes e Garotinho, os percentuais apontam 53% para o ex-prefeito da capital e 12% para o ex-governador.
Disputa no Legislativo
Para o Senado Federal, onde duas vagas estão em disputa neste ano, a corrida eleitoral ganhou novos concorrentes após a desistência de Márcio Canella (União) e a entrada do deputado federal Carlos Jordy (PL) na disputa. Benedita da Silva (PT) segue na liderança 10% e agora é seguida por Jordy, com 7% e Marcelo Crivella (Republicanos) com 6%.
Também estão na corrida: Monica Benicio (Psol) com 5%, Carlos Portinho (PL) com 5%, Pedro Paulo (PSD) com 3%, Waguinho (Republicanos) com 2%.
Na sequência estão com 1%: André Monteiro (Democrata), Marcos Dias (Podemos), Paula Falcão (PSTU), Michelly Xavier (UP)) e Helio Secco (Missão). Luciano Mattos (PRTB), Luiz Eugênio (PCO), Vinicius Benevides (UP) e Ó Clemente (Democrata) não pontuaram.
A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
