Os trabalhadores do Metrô do Distrito Federal anunciaram greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (1º). A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (26), após meses de negociações com o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Metrô-DF, segundo o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô-DF).
Entre as reivindicações da categoria estão a realização de concurso público e a contratação de novos trabalhadores, melhores condições de trabalho, o cumprimento das cláusulas do acordo coletivo vigente e o aceite integral da proposta apresentada pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10).
“Se tem algo que a história da categoria metroviária na capital do país nos mostra é que a greve é a ferramenta mais valiosa para a conquista de direitos. Não houve um concurso público realizado para o Metrô-DF sem luta, sempre foi greve e dessa vez não será diferente”, destacou o sindicato em comunicado.
O sindicato afirma ainda que a redução do quadro de funcionários tem provocado sobrecarga de trabalho e afetado as condições para a prestação do serviço. “A nossa luta por concurso público hoje valoriza a categoria – que está adoecendo de sobrecarga – e os milhares de passageiros que utilizam o metrô todos os dias para exercer seu direito de ir e vir”, finaliza o comunicado.
O Brasil de Fato DF procurou o Metrô-DF para comentar o anúncio da greve e aguarda posicionamento. A matéria será atualizada caso haja resposta.
Apoie a comunicação popular no DF:
Faça uma contribuição via Pix e ajude a manter o jornalismo regional independente. Doe para [email protected]
Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das notícias da região.
Entre em nosso canal no Whatsapp e acompanhe as atualizações.
Faça uma sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, por meio do número de Whatsapp do BdF DF: 61 98304-0102

