O espetáculo de circo-teatro “A Boba: Uma Jornada” chega ao Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, para uma curta temporada nesta sexta-feira (28), às 19 horas, e no sábado e domingo (29 e 30), às 17 horas. A montagem protagonizada pela atriz e palhaça Luíza Fontes acompanha Gardênia em uma trajetória de descobertas, desafios e transformações. As apresentações têm entrada gratuita e contam com tradução simultânea em Libras.
Na história, Gardênia deixa seu lugar de origem para procurar aquilo que acredita estar faltando em sua vida. Durante a jornada, a personagem passa por diferentes situações, encontra obstáculos e descobre novas habilidades, em um percurso que combina humor e reflexão sobre o autoconhecimento.
A montagem utiliza recursos da palhaçaria, do teatro, da manipulação de bonecos e objetos e de tradições populares. A dramaturgia também dialoga com a figura do “Louco”, personagem do tarô associada ao início de uma caminhada, ao desconhecido e à disposição para seguir novos caminhos.
A ideia para o espetáculo surgiu durante os estudos de Luíza Fontes sobre dramaturgia e a chamada jornada do herói. “A ideia para montar A Boba – uma jornada veio quando eu estava estudando teoria da dramaturgia, mais especificamente a jornada do herói. É uma história antiga, que aparece de várias formas na literatura e está presente em várias culturas e épocas. A saga do herói que abandona o lar, vence desafios e volta transformado”, conta.
“A Boba: Uma Jornada” estreou em 2022 e foi vencedora do Prêmio Sesc Nacional de Artes Cênicas daquele ano. A atual temporada integra as ações de um projeto cultural realizado com incentivo do SIC, Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura do Recife.
Além da tradução em Libras durante todas as apresentações, o projeto desenvolveu outras iniciativas voltadas à acessibilidade. Uma delas foi um treinamento destinado a artistas e educadores, com conteúdos relacionados a acolhimento, adaptação, inclusão e compreensão de diferentes perfis neurodivergentes.
A formação foi realizada em parceria com a SOP, Sala de Orientação Pedagógica, e contou com a participação de professores da Escola Municipal Poeta Solano Trindade. A instituição também recebeu uma apresentação do espetáculo.
Outra iniciativa foi a produção do livro educativo “Diário de Jornada”, escrito por Luíza Fontes em parceria com o arte-educador Eduardo Henrique Bezerra Júnior. A publicação reúne atividades lúdicas, artísticas e reflexivas destinadas às crianças e inspiradas nas experiências vividas pela palhaça Gardênia.
O livro é publicado pela editora Livrinho de Papel Finíssimo e tem ilustrações de Suzane Lopes, responsável também pela identidade visual do espetáculo desde sua estreia, em 2022.
Luíza Fontes atua como atriz, palhaça, contadora de histórias, arte-educadora e produtora cultural. Bacharela em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui formação em palhaçaria pela ESLIPA, no Rio de Janeiro, e pela Escola de Palhaças, em São Paulo.
Sua trajetória profissional começou em 2008 e inclui trabalhos com diferentes grupos e projetos no país, entre eles o Instituto HAHAHA, voltado à palhaçaria hospitalar, e o Palhaços sem Fronteiras Brasil, organização da qual é uma das coordenadoras em Pernambuco.
Na montagem, Luíza interpreta Gardênia e divide a dramaturgia com Odília Nunes, que também assina a direção. A equipe conta ainda com Fabiana Pirro na direção de arte, Cláudio da Rabeca na trilha sonora, Mário Almeida na cenografia e Fábio Caio na confecção da boneca. Rapha Santacruz participa como assessor de magia cômica, enquanto Marcelo Oliveira responde pela direção de comicidade.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla . Uma parcela das entradas será disponibilizada diretamente na bilheteria do Teatro Hermilo Borba Filho, uma hora antes de cada sessão.
