Em nova pesquisa Quaest de intenção de votos, divulgada nesta quarta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 37%, seguido de Flávio Bolsonaro (PL) com 29% e, em terceiro lugar, Augusto Cury (Avante) com 10%, no cenário de primeiro turno.
Em um eventual 2º turno, a diferença entre Lula e Flávio Bolsonaro seria de um ponto percentual. Segundo a Quaest, o candidato do PT teria 42% das intenções de voto e o representante da extrema direita marca 41%. O cenário configura empate técnico.
A pesquisa sai exatamente um dia após vir a público investigações da Polícia Federal (PF) que mostram mensagens que teriam sido enviadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pelo banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que segue preso na Superintendência da PF. Contudo, as pessoas foram ouvidas antes das notícias, portanto, não há, nesse momento, impacto na pesquisa.
O cientista político Paulo Roberto de Souza aponta que “Moraes tem muito a explicar sobre essa relação”, que antes era justificada pela vinculação de Vorcaro com o escritório da esposa dele, Viviane Barci. O outro elemento, segundo Souza, diz respeito ao vazamento das informações a partir da decisão do ministro André Mendonça em articulação com a imprensa comercial, “notadamente O Estado de S.Paulo e o portal Metrópoles“. “O ministro vem conduzindo isso de forma paralela e muito pouco transparente, parecido com o que a gente viu na Lava Jato”, afirma. “É um juiz colocando sua capa e assumindo papel de justiceiro, influenciando as eleições”, pontua ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.
Para o cientista político, é pouco provável uma implicação drástica, como um afastamento ou cassação. Contudo, “existe um constrangimento público e moral de Moraes” e a abertura de um novo flanco de disputa capitaneado por Mendonça, vislumbrando uma eventual presidência de Flávio Bolsonaro. Isso porque, caso Flávio seja eleito, a tendência é que um cenário muito menos fragmentado comece a se desenhar, já que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teria indicações de ministros. “Será uma Corte muito mais alinhada a extrema direita que não esconde de ninguém a sua expectativa de aparelhar a maior parte do STF, coisa que já está conseguindo fazer com André Mendonça e Kássio Nunes Marques”, afirma.
Paulo Roberto de Souza analisa que a próxima pesquisa Quaest deve sofrer alguns tensionamentos, que tendem a gerar uma reação de posicionamento justamente do “pessoal do voto mais pragmático, os independentes”, que, lembra o cientista político, na atual conjuntura tem estado mais alinhado ao Augusto Cury, que vem apresentando tendência de crescimento.
Para ele, a possível estratégia bolsonarista será “turbinar esse movimento que o Flávio Bolsonaro vem tentando de se caracterizar como o candidato antissistema, atrelando Moraes a Lula, e indicando que eles fariam parte do mesmo sistema”.
O presidente Lula, por outro lado, observa Souza, continua com certa dificuldade de crescer o seu eleitorado. “Mudou muito pouco ou nada. A boca do jacaré fechou nas intenções de votos do segundo turno, e isso é importante que a campanha do presidente Lula preste atenção. Uma agenda positiva seria desejável e o fim da escala 6×1 pode ser essa agenda positiva”, pontua.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira das 12h25 às 14h (durante o período de propaganda eleitoral) e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
